InternacionalPremiê critica órgão cultural do Reino Unido por financiar o antissemitismo

Premiê critica órgão cultural do Reino Unido por financiar o antissemitismo

Por John Lucas

Por John Lucas

05/05/2026 às 19:26

05/05/2026 às 19:26

Ouça este conteúdo

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, do Partido Trabalhista, criticou nesta terça-feira (5) o órgão público Arts Council England por permitir que recursos públicos sejam usados por organizações que promovem ou dão espaço a conteúdos classificados como antissemitas. A crítica foi feita durante uma reunião na sede do governo britânico sobre o aumento de ameaças à comunidade judaica no país.

Na reunião desta terça, o governo Starmer determinou a abertura de uma revisão no sistema de financiamento cultural do Reino Unido para garantir a “suspensão, retirada e recuperação” de recursos públicos que foram destinados a instituições envolvidas na promoção de discurso anti-judaico.

Segundo a imprensa britânica, o Arts Council já havia sido alvo de críticas anteriormente por financiar entidades acusadas de difundir narrativas antissemitas e controversas no Reino Unido. Um dos casos citados pela imprensa envolve a organização Collections Trust, que recebeu financiamento público do órgão e chegou a divulgar material classificando o Hamas como “combatentes anti-coloniais”, além de fazer críticas à chamada “mídia ocidental pró-Israel”.

Outro episódio envolveu um festival de artes apoiado pelo órgão que convidou um artista acusado de produzir conteúdo considerado antissemita. A organização responsável pelo evento que recebeu o financiamento afirmou que tinha conhecimento das críticas do artista, mas sustentou que as obras selecionadas para a exposição não continham esse tipo de material.

Durante a reunião desta terça, Starmer afirmou que seu governo não aceitará falhas na fiscalização do uso de recursos públicos.

“Não haverá tolerância para inação em nossos espaços culturais”, disse o premiê, ao defender medidas mais rígidas para coibir a disseminação de discurso antissemita.

A iniciativa ocorre em meio ao aumento de ataques contra a comunidade judaica no Reino Unido, incluindo episódios recentes de violência em Londres, que levaram o governo a discutir medidas adicionais de segurança e combate ao extremismo.

VEJA TAMBÉM:

Lula volta a cobrar Israel por ativista radical preso em tentativa de chegar a Gaza

EUA dizem que China financia terrorismo ao comprar petróleo do Irã

Aliada de Lula, Espanha se afasta dos EUA e tenta ser ponte entre China e União Europeia

Você pode se interessar

Padre em tratamento recebe oferta de morte assistida no Canadá

Padre em tratamento recebe oferta de morte assistida no Canadá

Opine: Você é aprova o fim da declaração do Imposto de Renda?

Opine: Você é aprova o fim da declaração do Imposto de Renda?

O Irã não está vencendo a guerra; está apenas sobrevivendo

O Irã não está vencendo a guerra; está apenas sobrevivendo

Herói na Maratona de Boston exalta a paternidade: "Quero ser exemplo"

Herói na Maratona de Boston exalta a paternidade: "Quero ser exemplo"

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Crime com adolescentes reabre debate legislativo sobre redução da maioridade penal

Por que a rejeição de Messias pode redefinir o papel do STF

Lula vai a encontro de Trump e cúpula petista teme o pior; assista ao Última Análise

Quem é Rogéria Bolsonaro, opção para suceder Flávio no Senado

Tudo sobre:

Reino Unido

União Europeia

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva fraca
28 ° C
28 °
28 °
78%
1.5m/s
90%
dom
31 °
seg
31 °
ter
30 °
qua
35 °
qui
24 °