Caso Master: Gilmar Mendes defende que o foco não deve ser apenas no STF
O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou que seria ‘miopia deliberada’ ou ação com ‘intenções obscuras’ se a sociedade se concentrar apenas no tribunal no caso do escândalo do Banco Master.
Contexto do Caso Master
As investigações da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, levaram o STF a uma crise inédita de credibilidade da Corte. As descobertas apontam ligações entre os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes com o banqueiro Daniel Vorcaro, que era dono do banco agora liquidado.
Investigações e Suspeitas
No caso de Toffoli, indícios levam a menções de pagamentos no valor de R$ 35 milhões para uma empresa da família. Já Moraes virou alvo de questionamentos após vir a público um contrato de R$ 129 milhões do escritório de advocacia de sua esposa, Viviane Barci de Moraes, com o banco. Ambos negam irregularidades.
Gilmar Mendes tem optado por uma defesa da Corte, ao tratar as suspeitas como ataques às instituições. Ele citou as ‘emendas parlamentares’, o aperfeiçoamento do sistema eleitoral e a moderação de poderes das Comissões Parlamentares de Inquérito como reformas necessárias no rumo do que chamou de ‘novo pacto republicano’.
Fonte: Gazeta Economia


