PolíticaTSE cassa mandato do governador de Roraima e determina novas eleições

TSE cassa mandato do governador de Roraima e determina novas eleições

Decisão do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na última quinta-feira (30), o mandato do atual governador de Roraima, Edilson Damião (União Brasil), e determinou a realização de eleições diretas para um mandato-tampão.

O ex-governador Antonio Denarium (Republicanos), que deixou o cargo há cerca de um mês para disputar uma vaga ao Senado, foi declarado inelegível por oito anos.

Motivo da Cassação

Ambos foram condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Os ministros concluíram a votação na última terça-feira (28), mas faltava um complemento de voto do ministro André Mendonça para a proclamação do resultado.

A coligação “Roraima Muito Melhor”, que apoiou a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), na disputa pelo governo, acusou Denarium e Damião de suposto abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

Reações

Em nota, a defesa de Damião afirmou que vai recorrer da decisão e destacou que ainda “que há etapas formais a serem cumpridas, necessárias, conforme a legislação, para a produção de efeitos”.

A defesa também ressaltou que o governador segue no exercício regular do cargo, assegurando a continuidade administrativa e o funcionamento normal dos serviços públicos.

O TSE determinou a “execução imediata do julgado”, independentemente da publicação do acórdão, documento que formaliza a condenação. Com isso, Damião já foi afastado do cargo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
26 ° C
26 °
26 °
83%
1m/s
100%
sáb
36 °
dom
29 °
seg
32 °
ter
30 °
qua
37 °