PolíticaSTF torna réu o pastor Silas Malafaia por “injúria” contra generais do...

STF torna réu o pastor Silas Malafaia por “injúria” contra generais do Exército

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Hermano Freitas

Por Hermano Freitas

28/04/2026 às 16:12

28/04/2026 às 16:12

Atualizado em28/04/2026 às 19:55

Atualizado em

28/04/2026 às 19:55

Ouça este conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (28) tornar réu por suposta injúria contra o Exército o pastor Silas Malafaia. Malafaia fez cobranças públicas de ação aos oficiais após a prisão do general Braga Netto, os crimes de calúnia e difamação não foram acolhidos na denúncia.

A defesa havia pedido o adiamento do julgamento em função de não estar a Primeira Turma com sua composição completa. O pedido foi rejeitado pelo relator, Alexandre de Moraes, que também já havia votado pelo acolhimento integral da ação penal.

Nesta terça-feira votaram a favor da ação os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Foi formado consenso apenas em relação ao crime de injúria, a partir de divergência de Zanin, que discordou da acusação de calúnia e difamação e foi acompanhado por Carmen Lucia.

VEJA TAMBÉM:

Moraes decide que chamar Exército de "frouxo" é crime

STF julga denúncia contra Silas Malafaia

A queixa-crime foi apresentada em dezembro do ano passado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, com base em declarações feitas por Malafaia em abril durante um ato na Avenida Paulista, em São Paulo. Na ocasião, o pastor chamou generais de quatro estrelas de “cambada de frouxos, covardes e omissos”, e que não honrariam “a farda que vestem”.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, as declarações configurariam crimes de injúria e calúnia e difamação, com agravantes por terem sido direcionadas a autoridades públicas e amplamente divulgadas nas redes sociais

Malafaia reagiu à denúncia e a classificou como “covardia e da perseguição política deslavada” contra ele. O pastor alega que não citou nomes específicos e que exerceu seu direito de liberdade de expressão ao criticar a postura de militares diante da prisão do general Walter Braga Netto, preso preventivamente durante as investigações da suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Você pode se interessar

Sapatinhos de bebê são expostos em ação contra Messias

Sapatinhos de bebê são expostos em ação contra Messias

EUA expõem na Venezuela e no Irã as falhas das armas da China

EUA expõem na Venezuela e no Irã as falhas das armas da China

Manuscritos de Paulo Leminski são recuperados após 44 anos

Manuscritos de Paulo Leminski são recuperados após 44 anos

Protesto contra Messias no STF terá ato com sapatinhos de bebê

Protesto contra Messias no STF terá ato com sapatinhos de bebê

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Arranjo político no Senado por Messias no STF acende alertas sobre imparcialidade no cargo

Intimidação judicial: Clã Moraes parte para cima de Alessandro Vieira; assista ao Última Análise

Centenas de sapatinhos de bebê são expostos em protesto contra indicação de Messias ao STF

STF torna réu o pastor Silas Malafaia por “injúria” contra generais do Exército

Tudo sobre:

Alexandre de Moraes

Eleições

General Walter Braga Netto

Liberdade de Expressão

Notificar

Pastor Silas Malafaia

Paulo Gonet

Redes Sociais

São Paulo

STF

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
30 ° C
30 °
30 °
66%
1.5m/s
75%
sáb
32 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
33 °
qua
37 °