Pesquisa Eleitoral
Eleições em São Paulo
Eleições no Paraná
Por Roberta Ribeiro
Por Roberta Ribeiro
26/04/2026 às 19:57
26/04/2026 às 19:57
Ouça este conteúdo
O pré-candidato à Presidência da República Romeu Zema (Novo) afirmou, neste domingo (25), que, se eleito, irá privatizar a Petrobras e o Banco do Brasil. Em vídeo publicado nas redes sociais, Zema afirma que seu governo irá colocar em ação um “plano implacável”: privatizar, poupar, não roubar e prosperar.
“Eu vou privatizar a Petrobras e vou privatizar o Banco do Brasil e vou passar a faca nos supersalários, mordomias e esquemas que sustentam os intocáveis de Brasília", defende o ex-governador de Minas Gerais logo no início do vídeo.
Zema também afirma que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gasta mais do que arrecada e recorre a empréstimos para “fechar a conta".
Como consequência, diz, a dívida pública cresce sem parar e, para pagá-la, o governo cobra “juros de agiota”. A população, segundo ele, acaba arcando com esse custo no parcelamento do cartão ou no financiamento de compras.
“E a gente sabe que está tudo caro demais. O dinheiro do brasileiro só vai voltar a valer se o governo economizar", afirma. Na visão do pré-candidato, a dívida que “Lula aumenta com gastança" será reduzida com poupança.
Zema explica que a privatização da Petrobras e do Banco do Brasil é fundamental, mas teria se tornado um tema proibido no país — menos para ele. “Isso vai trazer dinheiro para baixar a dívida, reduzir os juros e cortar a corrupção pela raiz", complementa.
Proposta de Zema inclui privatizações e enxugamento do Estado
Outro ponto defendido por Zema é a venda de estatais deficitárias, como os Correios, além da alienação de participações em empresas privadas — como as ligadas ao empresário Joesley Batista.
Supersalários, cargos comissionados, mordomias e ministérios também foram mencionados pelo pré-candidato como alvos de cortes e reduções.
O ex-governador ainda cita sua gestão em Minas Gerais, afirmando que fará o mesmo pelo Brasil. Segundo Zema, é preciso adotar linha dura contra fraudes e esquemas. “Comigo, quem roubava Minas perdeu. Quem rouba o Brasil vai perder também", pontua.
No vídeo, ele também menciona a intenção de zerar o custo Brasil, reduzindo a burocracia, destravando a infraestrutura e “tirando o peso das costas de quem trabalha e produz”.
VEJA TAMBÉM:
Zema volta a criticar Gilmar e Moraes em vídeo que cita suposta relação com Vorcaro
Gilmar Mendes quis calar um fantoche: repetiu erro clássico
Zema cobra impeachment de Gilmar Mendes e diz que STF virou “causador de conflitos”
Você pode se interessar
STF concede prisão domiciliar a idosos presos pelo 8 de janeiro
STF concede prisão domiciliar a idosos presos pelo 8 de janeiro
Novo apresenta projeto para barrar check-in digital obrigatório em hoteis
Novo apresenta projeto para barrar check-in digital obrigatório em hoteis
De Zema à Praça: veja ranking de piadas sobre Gilmar Mendes
De Zema à Praça: veja ranking de piadas sobre Gilmar Mendes
Jorginho critica derrubada de lei catarinense sobre cotas no STF
Jorginho critica derrubada de lei catarinense sobre cotas no STF
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Reforma do Judiciário proposta por Dino não enfrenta problemas do STF e protege ministros
Atirador que tentou invadir evento com Trump é professor e fez doação para os democratas
Beto Carrero World investe bilhões para criar complexo hoteleiro internacional em SC
Veja as melhores imitações de Gilmar Mendes (antes que ele tire do ar)
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Política


