EconomiaGoverno Lula recua na criação da Terrabras e gera crise com bancada...

Governo Lula recua na criação da Terrabras e gera crise com bancada do PT

Receba notícias por email

Banco Master

Banco Central

Por Rose Amantéa

Por Rose Amantéa

24/04/2026 às 12:21

24/04/2026 às 12:21

Ouça este conteúdo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu vetar a inclusão da criação da estatal Terrabras no novo marco legal dos minerais críticos. A decisão representa um revés para a base aliada e adia o debate sobre a participação direta do Estado na exploração de terras raras e minerais críticos.

O governo avaliou que insistir na proposta agora comprometeria a aprovação do parecer do marco legal, elaborado pelo relator, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que já não previa a criação da estatal. O texto foi retirado da pauta depois de uma articulação com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A desistência do Executivo foi selada em reunião de cúpula realizada no Alvorada nesta quarta-feira (22), conduzida pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, contou várias lideranças do governo.

O grupo decidiu apoiar o relatório de Arnaldo Jardim, focando em ajustes pontuais e restrições à exportação, em vez de reabrir a proposta para incluir a estatal.

VEJA TAMBÉM:

“Terrabras”: Governo Lula articula criação de nova estatal para explorar terras raras

Estratégia é criar Conselho de Minerais Críticos

A criação da Terrabras, agora condicionada a um eventual quarto mandato de Lula, deu lugar, como prioridade, à estruturação de políticas de incentivo e criação de um conselho de minerais críticos ligado diretamente à Presidência da República.

O senso de urgência para a criação dessa coordenação aumentou após a mineradora norte-americana USA Rare Earth adquirir, por US$ 2,8 bilhões, a brasileira Serra Verde (GO), única mina de terras raras do país. Para o governo, a transação evidencia a acirrada disputa global por esses recursos.

Este novo colegiado terá caráter de assessoramento geopolítico e ponte com o setor privado, diferenciando-se do atual Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), que é técnico e presidido pelo Ministério de Minas e Energia.

Divergência interna e articulação

A disputa em torno do projeto de lei que cria a Terrabras abriu uma clara divergência com parlamentares do Partido dos Trabalhadores. O líder do PT na Câmara, Pedro Uczai (PT-SC), vinha atuando para segurar a votação justamente para abrir espaço à estatal, proposta também defendida pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Mesmo com o recuo, a bancada petista sinalizou que não abandonará a pauta. Em nota, Uczai afirmou que o partido seguirá defendendo a soberania econômica e um "comando público" para as riquezas minerais, ressaltando que os parlamentares têm "plena autonomia política" para manter suas teses, citando como exemplos a defesa de reestatizações e políticas para minerais estratégicos.

Por ora, a estratégia dos congressistas da base do governo é unificar os textos sobre a Terrabras para reapresentá-los em um momento de maior força política.

VEJA TAMBÉM:

Terras raras: corrida global mira reservas do Brasil, que pode repetir erro histórico

Setor critica criação da Terrabras e vê risco de fuga de capital

Além do entrave político, o projeto de criação da Terrabras sofreu diversas críticas de especialistas e representantes do mercado, que enxergaram na proposta um risco de excessivo intervencionismo e de perda de investimentos internacionais, inviabilizando o aproveitamento da oportunidade histórica para a transição energética global.

Frederico Bedran, presidente da Associação de Minerais Críticos (AMC), afirmou que "a criação da chamada 'Terrabras' poderia afastar investidores e prejudicar não apenas um segmento específico, mas toda a cadeia de minerais críticos".

Para Bedran, criar uma estrutura estatal levaria anos, o que faria o país perder competitividade: "O histórico do setor mineral brasileiro indica que políticas excessivamente intervencionistas tendem a não funcionar".

Estado seria regulador e concorrente

Especialistas em regulação também apontaram falhas no desenho institucional da proposta. O advogado Luiz Carlos Adami alertou que a Terrabras criaria um conflito de interesses direto:

"Na prática, o Estado passaria a competir diretamente com o setor privado em um ambiente que ele próprio regula", o que, segundo ele, faria com que a "neutralidade regulatória caísse por terra".

Na mesma linha, Giuliano Miotto, presidente do Instituto Liberdade e Justiça, classificou a gestão pública como inerentemente ineficiente e sujeita a aparelhamento político. Citando o economista Milton Friedman, Miotto ironizou: "Se você colocar o governo para administrar o Deserto do Saara, em cinco anos faltará areia"

VEJA TAMBÉM:

STF valida restrição a compra de terras por empresas com capital estrangeiro

Brasil, uma colônia chinesa? Xi e Trump acirram disputa por influência sobre governo Lula

Você pode se interessar

Vieira diz ter recebido “recado” de ministro do STF

Vieira diz ter recebido “recado” de ministro do STF

Papa Leão XIV rejeita bênção formal a casais homossexuais

Papa Leão XIV rejeita bênção formal a casais homossexuais

O Itamaraty é uma chancelaria, não um clube de amigos

O Itamaraty é uma chancelaria, não um clube de amigos

Advogados do caso das crianças retiradas dos pais renunciam

Advogados do caso das crianças retiradas dos pais renunciam

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Lula eleva provocações a Trump apostando em inimigo externo

“Ministério da Verdade” na AGU complica indicação de Messias ao STF

A AGU de Jorge Messias volta a atacar a liberdade de expressão

Governo Lula recua na criação da Terrabras e gera crise com bancada do PT

Tudo sobre:

Alexandre Silveira

Energia

Exportação

Investimentos

Lula

Pedro Uczai

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Economia

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva fraca
22 ° C
22 °
22 °
94%
3.1m/s
40%
sex
27 °
sáb
34 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
30 °