Por Marco Mancini
Por Marco Mancini
Por Catholic News Agency
Por Catholic News Agency
23/04/2026 às 16:12
23/04/2026 às 16:12
Ouça este conteúdo
O Papa Leão XIV afirmou na terça-feira (21) que a inauguração de um novo campus universitário na Guiné Equatorial é "um ato de confiança no ser humano", elogiando o investimento na educação dos jovens durante a etapa final de sua viagem à África. Falando na abertura do Campus Universitário Papa Leão XIV em Basupú, parte da Universidade Nacional da Guiné Equatorial (UNGE), o pontífice disse que a nova instituição representa mais do que novos edifícios.
"Esta inauguração é um ato de confiança no ser humano, uma afirmação do fato de que vale a pena continuar apostando na formação de novas gerações e na tarefa, tão exigente e ao mesmo tempo tão nobre, de buscar a verdade e colocar o conhecimento a serviço do bem comum", disse Leão.
O novo campus, localizado na parte norte da Ilha de Bioko, é a maior instalação acadêmica do país. O governo optou por dedicá-lo ao papa em conjunto com sua visita. Fundada em 1995, a Universidade Nacional da Guiné Equatorial foi estabelecida para ajudar a formar líderes nacionais e alinhar a formação acadêmica e profissional com as necessidades de desenvolvimento do país.
VEJA TAMBÉM:
Por que a Igreja e o governo americano divergem sobre a moral na guerra?
Leão foi recebido pelo reitor Filiberto Ntutumu Nguema Nchama e pelo arcebispo de Malabo, dom Juan Nsue Edjang May. Um busto do papa foi inaugurado antes de ele se encontrar com estudantes e professores reunidos na praça em frente à entrada principal.
Os estudantes apelaram ao papa por encorajamento para se tornarem "uma geração caracterizada pela disciplina, respeito, responsabilidade e compromisso com o bem comum", voltada não apenas ao sucesso pessoal, mas também a contribuir para o desenvolvimento da Guiné Equatorial.
Os membros do corpo docente, por sua vez, comprometeram-se com a excelência acadêmica, a inovação e a formação integral dos estudantes. Autoridades universitárias também enfatizaram que ciência e tecnologia são ferramentas poderosas cujo valor depende de como são usadas e que a tradição moral cristã oferece orientação essencial nessa tarefa.
Em seu discurso, Leão recorreu a uma imagem profundamente ressonante na Guiné Equatorial: a ceiba, a árvore nacional do país. "Para o povo da Guiné Equatorial, a ceiba, a árvore nacional, tem um grande significado simbólico", disse ele. "Uma árvore lança raízes profundas e ascende lentamente com paciência e força às alturas, incorporando em si mesma uma fecundidade que não existe para si mesma."
O papa disse que a árvore oferece "uma parábola daquilo que uma universidade é chamada a ser": uma instituição enraizada no estudo sério, na memória viva e na busca perseverante da verdade.
Leão então recorreu à imagem bíblica para refletir sobre a relação entre fé, razão e conhecimento. Referindo-se à árvore do conhecimento do bem e do mal no Gênesis, ele disse que o relato bíblico não é uma rejeição da inteligência humana. "Deve-se enfatizar que esta história não trata de uma condenação do conhecimento como tal, como se a fé tivesse medo da inteligência ou olhasse com suspeita para o desejo de conhecimento", disse ele.
Em vez disso, ele alertou contra o conhecimento desvinculado da verdade e da bondade e reduzido ao interesse próprio ou à dominação.
"O problema, portanto, não reside no conhecimento, mas em seu desvio para uma inteligência que não busca mais corresponder à realidade, mas sim distorcê-la para seus próprios propósitos"Papa Leão XIV
"O problema, portanto, não reside no conhecimento, mas em seu desvio para uma inteligência que não busca mais corresponder à realidade, mas sim distorcê-la para seus próprios propósitos"
Leão disse que a tradição cristã aponta para outra árvore — a cruz — como a redenção, não a negação, da inteligência humana. "A tradição cristã contempla outra árvore, a da cruz, não como uma negação da inteligência humana, mas como um sinal de sua redenção", disse ele. "Na cruz, os seres humanos são convidados a permitir que seu desejo de conhecimento seja curado: a redescobrir que a verdade não é fabricada, não é manipulada nem possuída como um troféu, mas acolhida, buscada com humildade e servida com responsabilidade."
Por essa razão, disse ele, Cristo não é uma fuga do esforço intelectual. "De uma perspectiva cristã, Cristo não aparece como uma fuga religiosa diante dos esforços intelectuais, como se a fé começasse onde a razão terminasse", disse Leão. "Pelo contrário, nele se manifesta a profunda harmonia entre verdade, razão e liberdade."
O papa disse que a preocupação da Igreja na educação é que os jovens sejam formados integralmente, "em vez de dar a mera aparência de sucesso". Ele acrescentou que a universidade deve ser julgada menos por seu tamanho ou número de graduados do que pela qualidade das pessoas que forma para a sociedade.
VEJA TAMBÉM:
O milagre de todas as manhãs: Rosário do Frei Gilson está salvando o Brasil
"Aqui neste campus, a ceiba da Guiné Equatorial é chamada a dar frutos de progresso enraizados na solidariedade e de um conhecimento que enobrece e desenvolve o ser humano de maneira integral", disse ele. "É chamada a oferecer os frutos da inteligência e da retidão, da competência e da sabedoria, da excelência e do serviço."
"Se gerações de homens e mulheres forem profundamente formadas neste lugar pela verdade e forem capazes de transformar sua própria existência em um dom para os outros, então a ceiba permanecerá um símbolo eloquente enraizado nas melhores coisas desta terra, elevado pela sabedoria e abundante em frutos que prestam tributo à Guiné Equatorial e enriquecem toda a família humana."
Antes do evento universitário, o papa também fez uma breve visita à Catedral de Santa Isabel da Hungria em Malabo, construída em 1897.
©2026 Catholic News Agency. Publicado com permissão. Original em inglês: Pope Leo XIV: Universities must seek truth and form the whole person https://www.ewtnnews.com/vatican/pope-leo-xiv-universities-must-seek-truth-and-form-the-whole-person
Você pode se interessar
Diretor da PF diz ter retirado credenciais de adido do FBI no Brasil após expulsão de delegado brasileiro
Diretor da PF diz ter retirado credenciais de adido do FBI no Brasil após expulsão de delegado brasileiro
Filas do INSS: redução é maquiada por indeferimentos em massa
Filas do INSS: redução é maquiada por indeferimentos em massa
Arquitetos brasileiros reinventam “cidade do interior”
Arquitetos brasileiros reinventam “cidade do interior”
Preso do 8/1 que passou dois anos na Papuda se desespera ao ser levado novamente: “Não dou conta”
Preso do 8/1 que passou dois anos na Papuda se desespera ao ser levado novamente: “Não dou conta”
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Negativas em massa: promessa de Lula fracassa e INSS dá “jeitinho” para reduzir fila
Apartamento, Vorcaro e Moraes: o que há por trás da suspeita? Acompanhe o Sem Rodeios
Gilmar Mendes precisa sair do STF
Delegado da PF expulso por perseguição política pode ser proibido de voltar aos EUA
Tudo sobre:
África
Papa Leão XIV
Universidade
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Mundo


