Receba notícias por e-mail
Eleições 2026
Alexandre Garcia
Por Anderson Gonçalves
Por Anderson Gonçalves
17/04/2026 às 18:43
17/04/2026 às 18:43
Ouça este conteúdo
Ex-assessor de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro comemorou o posicionamento da Defensoria Pública da União (DPU), que afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) “violou a Constituição” em ação contra ele. Tagliaferro participou do programa Sem Rodeios, da Gazeta do Povo, e a íntegra da entrevista pode ser conferida no vídeo acima.
Na quinta-feira (16), a DPU afirmou que Moraes violou a Constituição ao nomear um defensor público para defender Tagliaferro. “Era o que tinha que ser feito. Não fazia sentido acolher uma ordem do ministro Moraes, uma vez que não destituí meus advogados. Não existe abandono de ação ou de cliente”, argumenta o ex-assessor.
A medida foi tomada pelo ministro do STF após os advogados se recusarem a participar de uma audiência de instrução. A DPU sustenta que a decisão ignora o direito do réu de escolher seus próprios advogados e pede a anulação absoluta do ato de nomeação. “Fica cada vez pior e mais vergonhoso para ele [Moraes]. Ele conhece a lei, porém se recusa a segui-la, agindo como se ele próprio fosse a lei ou a Constituição”, critica.
Para o ex-assessor, há uma percepção cada vez maior de que Moraes “se tornou incontrolável”. “Se ele decide que alguém é inimigo, a pessoa é condenada e presa, sem diálogo. Até os aliados ou ‘pseudoaliados’ dele começam a entender que também podem correr risco caso haja um desentendimento ou uma percepção diferente do ministro.”
VEJA TAMBÉM:
Juristas elogiam ativismo do STF, mas pedem fim do “estado de exceção” em evento na OAB-PR
Fachin reconhece que Judiciário brasileiro vive “crise que precisa ser enfrentada”
"Experiência da maldade" pode tornar próximas eleições mais difíceis que em 2022
Ex-servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tagliaferro manifesta preocupação com o processo eleitoral de outubro. “Eu estive lá dentro e sei que está lotado de servidores com visão de esquerda que farão o mesmo de 2022: uma enxurrada de denúncias via WhatsApp para investigar postagens de direita. O medo deles é grande”, alerta.
Para Tagliaferro, o que torna a disputa deste ano mais difícil que quatro anos atrás é o que ele chama de “experiência da maldade”. “Eles sabem como agir e possuem um background de sustentação mais forte. Eles não vão querer perder o poder, e a única forma de garantirem seus cargos é mantendo a esquerda no comando.”
O programa Sem Rodeios é exibido de segunda a sexta, a partir das 13h30, no canal da Gazeta do Povo no YouTube.
VEJA TAMBÉM:
Fala de Toffoli sobre cassação de candidatos por defesa de impeachment alarma partidos
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
“Terrabras”: Governo Lula articula criação de nova estatal para explorar terras raras
Gilmar Mendes reclama dos “ingratos”
Rede de lavagem de R$ 39 bilhões foi a maior descoberta da CPMI do INSS, diz relator
Patriota, Oscar Schmidt disse não à NBA para continuar jogando pelo Brasil
Tudo sobre:
Alexandre de Moraes
Eduardo Tagliaferro
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Política


