No próximo dia 29 de março, a Prefeitura de Ipatinga realiza a 25ª edição do tradicional Pescando no Parque, evento que acontece no Domingo de Ramos na lagoa do Parque Ipanema. A iniciativa faz parte da programação comemorativa pelos 62 anos do município e reúne moradores e visitantes em um momento de lazer, convivência e integração com a natureza.
O evento teve origem a partir da necessidade de controle da população de peixes na lagoa — processo conhecido como “despesca”. Ao mesmo tempo, a atividade acompanha a tradição cultural da Semana Santa, período em que muitas famílias substituem o consumo de carnes vermelhas pelo peixe. Durante a programação, os participantes poderão pescar e levar gratuitamente os peixes capturados para casa.
Além da pescaria, haverá premiação para os três peixes mais pesados pescados até o meio-dia e também para o participante que capturar a maior quantidade de peixes. Os vencedores receberão troféus e prêmios oferecidos pela ASPARD – Associação dos Pescadores e Amigos do Rio Doce e pela ARPAVA – Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço.
Aberto para toda a família, o evento segue regras que garantem igualdade entre os participantes. Será permitido apenas o uso de vara, linha e anzol, sendo proibida a utilização de equipamentos profissionais como redes, tarrafas e molinetes.
A 25ª edição do Pescando no Parque é promovida pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio de parceiros institucionais e ambientais, consolidando-se como uma das atividades mais tradicionais do calendário da cidade.


