InternacionalTrump evita comentar carta de Flávio e diz que eleição no Brasil...

Trump evita comentar carta de Flávio e diz que eleição no Brasil “foi muito estranha” 

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por John Lucas

Por John Lucas

28/10/2026 às 18:41

28/10/2026 às 18:41

Atualizado em28/10/2026 às 19:05

Atualizado em

28/10/2026 às 19:05

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, evitou nesta quarta-feira (28) comentar a declaração do senador Flávio Bolsonaro (PL), que se apresentou como o "verdadeiro presidente eleito do Brasil" em uma primeira versão de uma carta divulgada após sua chegada aos EUA. Questionado por jornalistas sobre a afirmação do senador, que depois trocou o começo da carta para "líder do Brasil", o republicano disse que não pretende se envolver no tema, mas voltou a criticar a eleição brasileira.

"Não vou comentar isso [a carta], mas sei que demos a ele permissão para entrar no país. Então, vamos ver. Mas não vou me envolver. Foi uma eleição muito estranha, isso é certo", declarou Trump.

A manifestação ocorreu horas depois de Flávio divulgar a carta, na qual contesta a vitória de Lula (PT) no segundo turno da eleição presidencial, realizado no domingo (25). A primeira versão do documento, divulgada pelo jornalista e empresário Paulo Figueiredo, começava com a afirmação de que o senador seria o verdadeiro vencedor da disputa presidencial.

"Dirijo-me ao povo brasileiro e à comunidade internacional como o verdadeiro presidente eleito do Brasil", dizia o começo desta primeira versão.

Posteriormente, uma nova versão da carta, publicada no perfil de Flávio no X, trocou o "verdadeiro presidente eleito do Brasil" por "líder do Brasil". No documento, o senador agradeceu aos presidentes Trump e Javier Milei pelo apoio recebido durante sua saída do Brasil. Flávio deixou o país após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para entregar seus passaportes no âmbito de uma investigação judicial.

"Este é apenas o começo da nossa luta pela democracia, pelos direitos humanos e pela liberdade no Brasil. Quero dizer, não só para os meus 60 milhões de eleitores, mas para o povo brasileiro, que eu sou o líder e os criminosos que roubaram a eleição do Brasil são parte de uma organização criminosa que implementou uma tirania. Vocês que almejavam a mudança, e eu não vou abandoná-los, eu serei a voz e a liderança livre da nossa nação", diz um trecho do documento divulgado por Flávio.

Mais cedo, Trump já havia criticado a forma como se chegou ao resultado eleitoral brasileiro e defendido a família Bolsonaro. O presidente americano afirmou que aprovaria a entrada de Flávio e de seus familiares nos EUA, embora tenha declarado que não participou da disputa presidencial entre Lula e o senador.

"Eu conheço os dois. Conheço Lula. Conheço um pouco Flávio. Conheço muito bem o pai. O pai foi tratado muito mal, na minha opinião. Mas eu não me envolvi. É o Brasil, é outro país", declarou Trump, em referência também ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na segunda-feira (26), o republicano havia afirmado que a eleição brasileira "pareceu fraudada". Na ocasião, ele questionou a decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF, de prorrogar o horário de votação em determinadas seções eleitorais.

VEJA TAMBÉM:

Leia a íntegra da carta em que Flávio se declara líder do Brasil e da oposição

Trump defende família Bolsonaro e diz que eleição no Brasil foi “terrível”

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Nos EUA, Flávio Bolsonaro se declara líder do Brasil e da oposição

“Líder do Brasil”: Flávio Bolsonaro se manifesta nos EUA

Sem Flávio no país, direita enfrenta desafio para reorganizar oposição a Lula 

A “fuga” de Flávio e o regime de exceção que restou

Tudo sobre:

Donald Trump

Flávio Bolsonaro

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
23 ° C
23 °
23 °
73%
0.5m/s
100%
qui
31 °
sex
25 °
sáb
32 °
dom
24 °
seg
21 °