EconomiaPrévia da inflação em outubro sobe com disparada dos alimentos

Prévia da inflação em outubro sobe com disparada dos alimentos

Receba notícias por email

Banco Master

Banco Central

Por Guilherme Grandi

Por Guilherme Grandi

23/10/2026 às 12:57

23/10/2026 às 12:57

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

A alimentação em casa disparou em outubro e fez a prévia da inflação do mês chegar a 0,32%, de acordo com dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (23). O IPCA-15 teve uma alta em oito dos nove grupos pesquisados pelo instituto, e fez o acumulado do ano chegar a 4,15%, e 4,62% em 12 meses.

Segundo o levantamento do instituto, apenas a alimentação em casa subiu 1,01% no período, com estaque para o aumento dos preços do tomate (24,54%), da cebola (13,63%), da batata-inglesa (10,96%) e do arroz (5,80%). A cenoura (-10,67%), as frutas (-1,37%) e o café moído (-1,16%) tiveram as menores quedas.

A alimentação fora de casa também ficou mais cara na prévia de outubro (0,56%), com altas da refeição (0,61%) e do lanche (0,66%). No apanhado geral do grupo, o segmento de Alimentação e Bebidas teve uma alta de 0,88% no período.

VEJA TAMBÉM:

Revista inglesa diz que Lula e Flávio “não têm coragem” para fazer reformas econômicas necessárias

O grupo de Despesas Pessoais registrou aumento de 0,55% no período, puxado principalmente por cinema, teatro e concertos (4,30%) e por pacotes turísticos (2,18%). Já o de Transportes avançou 0,05%, influenciado pelo aumento de 1,20% nos combustíveis, com destaque para o diesel (3,70%), o etanol (2,73%) e a gasolina (0,92%).

Na direção contrária, Habitação apresentou queda de 0,10%, depois de subir 2,07% em setembro, principalmente devido à redução de 0,89% na energia elétrica residencial. A mudança da bandeira tarifária amarela para a verde eliminou a cobrança adicional por consumo, enquanto o gás de botijão subiu 1,28% e o aluguel residencial aumentou 0,28%.

As passagens aéreas tiveram uma das principais quedas do mês, com recuo de 9,24%, ajudando a conter o avanço da inflação. Em Curitiba, o resultado também foi influenciado pela redução de 11,58% nas passagens aéreas e de 8,05% na taxa de água e esgoto.

VEJA TAMBÉM:

Ministro do TCU alerta para risco às aposentadorias e critica gastos do governo

Governo convoca bancos para aderir ao Desenrola 3.0 e negociar R$ 90 bilhões

Arrecadação do governo Lula soma R$ 239 bi e bate novo recorde para setembro

Entre as 11 áreas pesquisadas pelo IBGE, dez registraram inflação em outubro, e Belém apresentou a maior alta, de 0,76%, impulsionada pelo tomate e pela energia elétrica residencial. Curitiba teve o menor resultado regional, com deflação de 0,27%, indicando queda média dos preços pesquisados no período.

O IPCA-15 considera os preços coletados entre 16 de setembro e 14 de outubro de 2026, comparados aos valores vigentes entre 15 de agosto e 15 de setembro. O indicador abrange famílias com rendimentos de um a 40 salários mínimos e funciona como uma prévia do IPCA, índice oficial de inflação do país, divulgado em meados do mês seguinte.

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Oito casos em que o governo Lula colocou sigilo em dados e documentos oficiais

O que é a “Lei de Liberdade Econômica 2.0” que Flávio trata como prioridade

Flávio Bolsonaro abre sigilos ao TSE e cobra Lula a revelar gastos do cartão corporativo

Lula aposta em atrair eleitores que não votaram após perda de vantagem entre os mais pobres

Tudo sobre:

Inflação

IPCA

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Economia

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
22 ° C
22 °
22 °
83%
2.1m/s
100%
qui
32 °
sex
26 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
24 °