PolíticaPL quer Marinho na presidência do Senado, mas impeachment de Moraes “tem...

PL quer Marinho na presidência do Senado, mas impeachment de Moraes “tem que ser discutido”, diz Valdemar

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Vinicius Macia

Por Vinicius Macia

05/10/2026 às 13:50

05/10/2026 às 13:50

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou que o partido lançará a candidatura do senador Rogério Marinho (PL-RN) à Presidência do Senado Federal, mas evitou uma posição mais enfática sobre o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A fala ocorreu em entrevista à CNN Brasil concedida nesta segunda-feira (5). Na ocasião, ele descartou um apoio ao atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).

"Nosso candidato para a presidência do Senado Federal é o Rogério Marinho. Nós não vamos apoiar o Davi Alcolumbre, porque o Alcolumbre está fechado com o governo. Eles tem os mesmos problemas para resolver e não conseguiram resolver", afirmou.

O PL foi o partido que mais elegeu senadores, com 19 das 54 vagas em disputa. A bancada passará, pelas projeções, dos 15 integrantes do início de 2026 para 28 em 2027, um ganho de 13 cadeiras, a maior da Casa. A composição ainda pode mudar com suplências, segundo turno de governadores, trocas partidárias ou candidaturas sob análise da Justiça (sub judice).

O posto é considerado estratégico porque cabe ao Senado processar e julgar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), podendo retirar os magistrados do cargo por meio de impeachment. O principal alvo é o ministro Alexandre de Moraes.

Já há mais de cem pedidos de impeachment protocolados. Cabe ao presidente do Senado pautar cada um deles. Os requerimentos passam inicialmente pela Presidência do Senado, que pode determinar seu prosseguimento ou arquivamento. Alcolumbre tem resistido a dar andamento às iniciativas. Valdemar diz não ter dúvidas de que, caso Flávio Bolsonaro (PL) seja eleito presidente da República, o partido consiga chefiar a Casa Alta.

"Não tenho dúvida que, com a eleição do Flávio, nós faremos o presidente do Senado"Valdemar Costa Neto, presidente do PL

"Não tenho dúvida que, com a eleição do Flávio, nós faremos o presidente do Senado"

VEJA TAMBÉM:

Bancada pró-impeachment pode provocar tsunami no STF

PL e Novo somarão mais de um terço do Senado, mas impeachment exigirá alianças

Valdemar destaca alianças, mas fala em análise sobre impeachment de Moraes

Ao SBT News, o presidente do PL disse que espera o apoio do PP, do União Brasil e do Republicanos na empreitada e reforçou que o resultado do pleito ao Planalto deve pesar nas articulações.

Mesmo assim, Valdemar evitou cravar uma avaliação sobre o impeachment de Moraes. Questionado, ele afirmou que "isso tem que ser discutido", mas que o ideal seria ter um Judiciário "que se concentrasse só nessa área".

"Os senadores têm uma autonomia maior, porque os senadores são, é quase como se fosse um governador do estado. Eles têm independência e eles vão discutir esse assunto, e tenho certeza que vão discutir para fazer o que for melhor para o país", completou.

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Êxito da direita no 1º turno enfraquece pressão de Lula sobre o STF

Bancada pró-impeachment pode provocar tsunami no STF

Como fica a composição do Senado a partir de 2027 com o recorde do PL

Balanço dos governadores: 8 são reeleitos, 3 conquistam mandato próprio e 4 são derrotados nas urnas

Tudo sobre:

Alexandre de Moraes

Davi Alcolumbre

Rogério Marinho

Senado

STF

Valdemar Costa Neto

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
21 ° C
21 °
21 °
88%
3.1m/s
75%
qui
32 °
sex
29 °
sáb
34 °
dom
30 °
seg
30 °