Por Diógenes Freire Feitosa
Por Diógenes Freire Feitosa
Por Gustavo Ribeiro
Por Gustavo Ribeiro
23/10/2026 às 07:00
23/10/2026 às 07:00
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
O instituto Real Time Big Data divulgou nesta sexta-feira (23) uma nova pesquisa para a disputa de presidente da República no segundo turno das eleições 2026. Flávio Bolsonaro (PL) tem 52% das intenções de voto e Lula (PT) soma 48% no cenário de votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos. Eles estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro de dois pontos percentuais.
Na última pesquisa Real Time Big Data antes do 1º turno, publicada na semana da votação (1º de outubro), Lula aparecia com 46% das intenções de votos válidos e Flávio registrava 41%, com margem de erro de dois pontos percentuais. Nas urnas, Flávio recebeu 47,03% dos votos válidos; Lula 45,16%.
Ainda pelo levantamento desta sexta-feira (23), no cenário espontâneo da pesquisa Real Time Big Data, os eleitores que responderam que votarão nulo ou em branco somam 5%, enquanto os indecisos chegam a 3%.
VEJA TAMBÉM:
Quantos votos são necessários para o presidente se eleger no segundo turno?
Pesquisa para presidente da República em 2026 no segundo turno
O levantamento apresentou um cenário espontâneo (quando os nomes dos candidatos não são mostrados previamente ao eleitor) e um cenário estimulado (quando a lista dos concorrentes é informada antes da resposta) de segundo turno com votos totais e votos válidos, estes excluindo brancos, nulos e indecisos.
Cenário espontâneo
Flávio Bolsonaro (PL): 48%
Lula (PT): 44%
Nulos/Branco: 5%
Não sabe/Não respondeu: 3%
Cenário estimulado – votos válidos
Flávio Bolsonaro (PL): 52%
Lula (PT): 48%
Cenário estimulado – votos totais
Flávio Bolsonaro (PL): 49%
Lula (PT): 45%
Nulos/Branco: 5%
Não sabe/Não respondeu: 1%
Metodologia das pesquisas citadas:
2.000 entrevistados pelo Real Time Big Data de 19 a 22 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº BR-09670/2026.
2.000 entrevistados pelo Real Time Big Data de 26 a 30 de setembro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº BR-09503/2026.
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
VEJA TAMBÉM:
“Cinturão vermelho” do PT encolhe e região se torna decisiva no 2º turno
Julgamento de Deltan Dallagnol ficará para depois do 2º turno
Renan Santos mira Flávio após Marçal compará-lo a Hitler: “nosso voto não interessa”
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Eventual Lula 4 dependeria de STF ainda mais autoritário para neutralizar Congresso de direita
Abertura de sigilos não passa de teatro de Lula
Investigação apura ligação de Vorcaro com membros do governo Lula na venda de insulina ao SUS
Derrite puxa fila de quadros de Tarcísio cotados para eventual governo Flávio
Tudo sobre:
Eleições
Eleições 2026
Flávio Bolsonaro
Lula
Pesquisas eleitorais
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Brasil


