Apuração no RJ | Eleições 2026
Guia dos Candidatos – RJ
Por Camila Abrão
Por Camila Abrão
06/10/2026 às 21:23
06/10/2026 às 21:23
Atualizado em06/10/2026 às 21:28
Atualizado em
06/10/2026 às 21:28
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
O candidato ao governo do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), pediu nesta terça-feira (6) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeite o pedido de desistência apresentado por Anthony Garotinho (Republicanos) e garanta a realização do segundo turno no estado.
A campanha de Paes acusa Garotinho de agir com “má-fé” para viabilizar a vitória de Douglas Ruas (PL) no primeiro turno. Ruas obteve 49,27% (4.271.199 votos), Paes conseguiu 42,76% (3.706.984 votos) e Garotinho alcançou 3,17% (274.411 votos), figurando na terceira colocação da disputa.
O impasse sobre a candidatura de Garotinho será analisado pelo plenário do TSE na sessão presencial desta quinta (8), a partir das 10h. A princípio, o segundo turno entre Paes e Ruas está mantido, mas dependerá da validação da Corte eleitoral.
VEJA TAMBÉM:
Paes sai do sonho de vitória no 1º turno ao risco de ficar fora do 2º; resultado depende do TSE
Mais cedo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou a favor da desistência do candidato do Republicanos. A coligação de Paes destaca a “contradição” da conduta de Garotinho, ressaltando que ele mobilizou a Justiça Eleitoral até a véspera da votação para garantir sua presença nas urnas e o direito de ser votado.
Os advogados argumentam que Garotinho optou por abandonar sua candidatura no momento exato em que percebeu que seus votos impediam a vitória em primeiro turno do candidato apoiado por seu filho, Wladimir Garotinho.
Para a coligação, o ato representa suposto abuso de direito, deslealdade processual e fraude ao princípio constitucional da maioria absoluta.
A manifestação aponta ainda que, em declarações públicas e entrevistas coletivas concedidas após o pleito, a motivação expressa para a desistência foi abertamente o resultado das urnas, e não um fundamento legal.
A defesa de Paes pediu ao ministro Floriano de Azevedo Marques, relator do caso, que não aceite o pedido de desistência de Garotinho por violação à boa-fé e abuso do direito de ação; a manutenção dos votos apurados; e a confirmação do segundo turno.
Além disso, os advogados solicitaram o julgamento de mérito do recurso pelo plenário do TSE, com a intimação prévia da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE).
VEJA TAMBÉM:
Gilmar arquiva pedido de investigação contra vice de Flávio por suposto estupro
Moraes arquiva processo contra Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos por falta de provas
Flávio avança para 2º turno com apoio de 10 governadores; Lula tem cinco
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Candidatos derrotados no 1º turno começam a definir apoio a Flávio e Lula
Quem herdará os votos de Cury, Renan e Caiado no 2º turno para presidente
OEA cita caso Deltan e pede “máxima segurança jurídica” para campanhas no segundo turno no Brasil
Gilmar arquiva pedido de investigação contra vice de Flávio por suposto estupro
Tudo sobre:
Eduardo Paes
Eleições
Eleições 2026
Governadores
Partido Republicanos
PSD
Rio de Janeiro
TSE
votação
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Política


