PolíticaO que dizem as pesquisas para presidente na véspera do 2º turno

O que dizem as pesquisas para presidente na véspera do 2º turno

Por Gustavo Ribeiro

Por Gustavo Ribeiro

24/10/2026 às 19:58

24/10/2026 às 19:58

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

As pesquisas divulgadas neste sábado (24) apontam para uma disputa acirrada no segundo turno para presidente da República entre Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. Apesar do equilíbrio, o candidato do PL leva, de forma geral, uma pequena vantagem numérica sobre o petista.

AtlasIntel, CNT/MDA, Datafolha, Gerp, Nexus/BTG Pactual e Quaest divulgaram levantamentos com cenários estimulados de primeiro turno com votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos. É dessa maneira que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabiliza os resultados das urnas.

A maioria desses institutos realizou parte da coleta das entrevistas neste sábado, o que permitiu captar as intenções de voto após o debate da Rede Globo, realizado na noite de sexta-feira (23). No encontro, Flávio e Lula trocaram ataques, mas também amenizaram o tom e falaram sobre propostas para o país.

Todas essas pesquisas divulgadas mostram Flávio Bolsonaro liderando numericamente. No entanto, em nenhuma delas ele consegue abrir vantagem para além da margem de erro, o que configura empate técnico entre ele e Lula.

O mais próximo que ele fica de extrapolar a margem de erro é na pesquisa Gerp, na qual tem quatro pontos percentuais de vantagem para o petista, no limite da margem. Do outro lado, a menor vantagem dada a ele aparece na Nexus/BTG Pactual, de um ponto percentual.

Veja abaixo o que os institutos mostram sobre a corrida presidencial na véspera do segundo turno:

VEJA TAMBÉM:

Tudo o que o eleitor precisa saber antes de votar no 2º turno

Metodologia das pesquisas citadas:

AtlasIntel: 4.990 entrevistados pelo instituto AtlasIntel de 18 a 23 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 1 ponto percentual. Registro no TSE sob o nº BR-06380/2026.

CNT/MDA: 2.032 entrevistados pelo instituto MDA de 21 a 23 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pela Confederação Nacional do Transporte. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2,2 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº BR-02136/2026.

Datafolha: O Datafolha entrevistou 4.050 pessoas nos dias 23 e 24 de outubro de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e Rede Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-BR-09540/2026.

Gerp: 2.400 entrevistados pela Gerp de 21 a 24 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95,55%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº BR-09327/2026.

Nexus/BTG Pactual: 2.000 entrevistados pelo instituto Nexus em 23 e 24 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo Banco BTG Pactual. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2,2 pontos percentuais. Registro no TSE nº BR-08234/2026.

Quaest: 3.702 entrevistados pela Quaest em 23 e 24 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pela Editora Globo e pela Globo Comunicação e Participações S.A. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº BR-09158/2026.

VEJA TAMBÉM:

Brasil vai às urnas com eleição mais acirrada de todos os tempos

Lula e Flávio Bolsonaro levam multidões às ruas do Rio e BH na reta final da eleição

Faltou no 1º turno? Veja as regras para votar no 2º ou justificar ausência

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Brasil vai às urnas com eleição mais acirrada de todos os tempos

O que dizem as pesquisas para presidente na véspera do 2º turno

Ataques e poucas propostas: como foi o 2.º turno entre Flávio e Lula

Compare as principais propostas de Flávio Bolsonaro e Lula

Tudo sobre:

Datafolha

Eleições

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro

Lula

Pesquisas eleitorais

PoderData

Quaest

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
21 ° C
21 °
21 °
88%
0m/s
100%
qui
31 °
sex
25 °
sáb
32 °
dom
24 °
seg
21 °