InternacionalJustiça italiana adia para novembro audiência sobre extradição de Carla Zambelli

Justiça italiana adia para novembro audiência sobre extradição de Carla Zambelli

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por Diógenes Freire Feitosa

Por Diógenes Freire Feitosa

27/10/2026 às 16:31

27/10/2026 às 16:31

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

A Justiça italiana adiou para 24 de novembro a audiência que vai analisar o pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil.

Nesta terça-feira (27), o tribunal atendeu a um pedido da defesa, que alegou falta de acesso a documentos enviados pelo governo brasileiro sobre as condições de custódia e assistência médica na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.

Em comunicado à imprensa, o advogado brasileiro Eduardo Maurício afirmou que ele e os advogados italianos Pieremilio e Alessandro Sammarco pediram mais tempo para analisar a documentação.

Segundo a defesa, a falta de acesso aos arquivos impediu os advogados de contestar as informações e discutir as garantias relacionadas à saúde da ex-parlamentar.

Maurício também afirmou que a extradição colocaria a vida de Zambelli em risco.

“Extraditar Carla ao Brasil seria o mesmo que entregá-la à morte, já que o sistema prisional brasileiro é desumano e degradante”, declarou.

O tribunal italiano vai avaliar se as informações e garantias apresentadas pelo Brasil atendem às exigências para a extradição.

A análise não envolve um novo julgamento das acusações que levaram à condenação da ex-deputada.

Entenda o caso

O pedido de extradição em análise está relacionado à condenação de Zambelli a cinco anos e três meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

O caso ocorreu em outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições, quando três homens apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cercaram a então deputada Carla Zambelli.

Segundo Zambelli, os homens a xingaram e agrediram diante de seu filho, então com 14 anos. Ela acionou a polícia, mas os três deixaram o local.

Em seguida, a parlamentar perseguiu um deles com uma arma em punho. O episódio ocorreu no bairro dos Jardins, em São Paulo, e ganhou repercussão nas redes sociais.

A Justiça italiana já havia autorizado a extradição, mas a Corte de Cassação anulou a decisão em julho e determinou uma nova análise.

O tribunal pediu esclarecimentos sobre as condições de detenção e as garantias de assistência médica que Zambelli receberia caso retornasse ao Brasil.

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Flávio Bolsonaro deixa o Brasil e viaja aos EUA

Gazeta Agora: Donald Trump e Marco Rubio ajudam Flávio a deixar o Brasil

Como a vitória de Lula comprometeu as perspectivas econômicas para o Brasil

Reeleição de Lula frustra planos da direita para impeachment de Moraes e perdão a Bolsonaro

Tudo sobre:

Carla Zambelli

Itália

Justiça

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
23 ° C
23 °
23 °
73%
0.5m/s
100%
qui
31 °
sex
25 °
sáb
32 °
dom
24 °
seg
21 °