InternacionalIsrael critica Nobel da Paz para jurista que acusou o país de...

Israel critica Nobel da Paz para jurista que acusou o país de genocídio: “Goebbels aplaude no inferno”

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por Fábio Galão

Por Fábio Galão

09/10/2026 às 09:10

09/10/2026 às 09:10

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O governo de Israel criticou o comitê norueguês do Nobel da Paz por ter concedido à honraria nesta sexta-feira (9) à jurista sul-africana Navanethem “Navi” Pillay, que acusou o país de cometer genocídio na guerra na Faixa de Gaza contra o grupo terrorista Hamas.

“Se houvesse um prêmio para mentiras, ódio e calúnias de sangue, Navi Pillay não seria apenas uma candidata. Ela seria a favorita. Seu papel na demonização implacável e politicamente motivada de Israel, bem como na promoção da ‘genomentira’, diz muito”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores israelense, em comunicado publicado no X.

“Conceder o Prêmio Nobel da Paz a Pillay não é um reconhecimento por justiça. É a instrumentalização grotesca de um prêmio para legitimar o ódio e o preconceito contra Israel. Agora que o comitê do Nobel premiou a maior mentira do século XXI, Joseph Goebbels certamente está aplaudindo do inferno”, acrescentou a chancelaria de Israel, citando o ministro da Propaganda na Alemanha nazista.

Em comunicado, o comitê norueguês afirmou que Pillay, de 85 anos, foi reconhecida “por seus esforços na promoção da paz e do direito internacional”.

Ela presidiu a Comissão Internacional de Inquérito Independente da ONU sobre os Territórios Palestinos Ocupados, que em 2025 acusou Israel de cometer genocídio em Gaza.

Na ocasião, Pillay declarou: “Ficou claro que existe a intenção de destruir os palestinos em Gaza por meio de atos que preenchem os critérios estabelecidos na Convenção sobre Genocídio”.

“A responsabilidade por esses crimes atrozes recai sobre as autoridades israelenses do mais alto escalão, que orquestraram uma campanha genocida durante quase dois anos, com a intenção específica de destruir o grupo palestino em Gaza”, disse Pillay.

“A comissão também conclui que Israel falhou em prevenir e punir a prática de genocídio, ao não investigar atos genocidas nem processar os supostos autores”, acrescentou.

VEJA TAMBÉM:

Netanyahu conversa com Flávio e pede “renovação da amizade” entre Brasil e Israel

Secretário de Trump diz que fuzilamento de ex-militar condenado à morte será exibido na internet

Venezuela prepara reforma do seu STF, arma de repressão política do chavismo

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Novo Senado pode reduzir votos exigidos por Gilmar em impeachment de ministros

Pacificação nacional não virá com “acordões”

Por que o partido do MBL fracassou nas eleições

Nobel da Paz esnoba Trump e premia jurista que acusou Israel de genocídio

Tudo sobre:

Hamas

Israel

Nobel

ONU

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
21 ° C
21 °
21 °
88%
3.1m/s
75%
qui
32 °
sex
29 °
sáb
34 °
dom
30 °
seg
30 °