PolíticaFachin quer colocar fim no inquérito das fake news ainda em 2026

Fachin quer colocar fim no inquérito das fake news ainda em 2026

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Juliet Manfrin

Por Juliet Manfrin

31/10/2026 às 09:20

31/10/2026 às 09:20

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, intensificou a análise dos procedimentos vinculados ao inquérito das fake news e pretende concluir o exame dos casos pendentes até o fim de dezembro pondo fim, ainda neste ano, a uma das investigações mais polêmicas em andamento no país.

O gabinete recebeu, no início de outubro, cerca de 12 mil páginas relacionadas à investigação, que reúne 104 processos derivados. Oito apurações foram arquivadas.

Fachin assumiu a relatoria em setembro, após retirar o caso do ministro Alexandre de Moraes, que conduziu o inquérito por sete anos e meio. Para decidir sobre os arquivamentos, o presidente do STF tem considerado principalmente os pareceres da Procuradoria-Geral da República (PGR). Na maioria dos casos encerrada na última semana, a decisão acompanhou a manifestação do órgão. Entre os fundamentos apresentados pela PGR estão falta de provas suficientes, a ausência de elementos para identificar os responsáveis e a prescrição dos supostos crimes.

Entre os exemplos, está o arquivamento da investigação contra o ex-deputado Eduardo Bolsonaro relacionada à suposta coação. Segundo o relato, ele já havia sido condenado pelo STF no mesmo caso, e Fachin considerou que a apuração havia cumprido sua finalidade.

VEJA TAMBÉM:

Jornal dos EUA diz que caso Flávio expõe preocupações sobre Estado de Direito no Brasil

Gonet pede que Fachin não arquive inquérito que quebrou sigilo da fonte de jornalista do Maranhão

Inquérito já gerou mais de 300 investigações sigilosas

Aberto de ofício em 2019, o inquérito das fake news recebeu o número 4.781. Desde então, o Supremo analisou mais de 300 investigações sigilosas relacionadas ao procedimento. A mais recente, identificada como 5.106, chegou ao tribunal em setembro.

A investigação, inicialmente direcionada a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que criticavam o STF e seus ministros, também foi utilizada por Moraes para incluir o ministro André Mendonça entre os investigados. Mendonça conduz na Corte os casos relacionados ao Banco Master e às fraudes no INSS.

O caso Master segue provisoriamente sob relatoria do presidente da Corte, Edson Fachin enquanto o caso envolvendo o INSS foi devolvido a Mendonça nesta semana.

Moraes atribuiu a Mendonça suspeitas de improbidade administrativa, abuso de autoridade e crime de responsabilidade. Para sustentar a acusação, utilizou um relatório interno e sem fins de investigação da Polícia Federal que se declarava “sem valor probatório”.

Fachin posteriormente desmembrou o pedido do inquérito e defendeu o encerramento da investigação. Em manifestação de 9 de outubro, Fachin afirmou que a Presidência do STF pretende examinar os procedimentos ainda pendentes e, após cumprir as etapas processuais, promover o arquivamento definitivo do inquérito. Também declarou que os atos deverão receber ampla publicidade.

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Papel de Flávio nos EUA na oposição a Lula e STF envolve ganhos, riscos e limites

Lula promete quatro anos de vingança e censura

Fachin quer colocar fim no inquérito das fake news ainda em 2026

Jovem de origem brasileira celebra a morte de Charlie Kirk e causa indignação nos EUA

Tudo sobre:

Alexandre de Moraes

André Mendonça

Banco Master

Edson Fachin

Fake News

INSS

Jair Bolsonaro

Partido Liberal (PL)

PGR – Procuradoria Geral da República

Polícia Federal

STF

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
26 ° C
26 °
26 °
83%
1m/s
100%
sáb
36 °
dom
29 °
seg
32 °
ter
30 °
qua
37 °