InternacionalEUA reabrem embaixada e consulados no Brasil após primeiro turno das eleições

EUA reabrem embaixada e consulados no Brasil após primeiro turno das eleições

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por Fábio Galão

Por Fábio Galão

05/10/2026 às 10:18

05/10/2026 às 10:18

Atualizado em05/10/2026 às 12:39

Atualizado em

05/10/2026 às 12:39

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O governo dos Estados Unidos retomou nesta segunda-feira (5) o atendimento presencial na sua embaixada em Brasília e nos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

“A Administração Trump não tem prioridade maior do que a segurança e a proteção dos americanos. A Embaixada dos EUA e seus consulados no Brasil retomaram as operações normais na segunda-feira, 5 de outubro, incluindo os serviços consulares”, informou um porta-voz do Departamento de Estado à Gazeta do Povo.

“Continuaremos a fornecer, de forma proativa e oportuna, informações sobre segurança e proteção aos cidadãos americanos no Brasil, enquanto prosseguimos com o trabalho em conjunto com nossas contrapartes brasileiras em questões de segurança”, acrescentou.

Os serviços haviam sido interrompidos na sexta-feira (2), devido a um alerta por questões de segurança. A motivação foi uma ameaça de atentado feita nas redes sociais.

A medida foi replicada pelo governo da Austrália, que citou questões de terrorismo e o primeiro turno da eleição brasileira; Reino Unido e Canadá emitiram alertas nesse sentido.

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão na sexta-feira relacionados ao caso. No fim de semana, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que não foram identificados riscos de ataque contra embaixadas em Brasília.

Nesta segunda-feira, a embaixada australiana no Brasil retirou do seu site o aviso sobre o fechamento da representação diplomática, assim como o Smartraveller, serviço oficial de assistência e orientação a viajantes do governo australiano, vinculado ao Departamento de Relações Exteriores e Comércio (DFAT, na sigla em inglês), embora esta agência tenha mantido o alerta sobre terrorismo, as eleições e a violência no país.

VEJA TAMBÉM:

Nobel de Medicina reconhece trio de cientistas por descobertas em optogenética

Premiê socialista da Espanha antecipa eleições após derrotas no Parlamento

Musk e líderes mundiais comentam primeiro turno no Brasil; veja repercussão

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Bancada pró-impeachment pode provocar tsunami no STF

Êxito da direita no 1º turno enfraquece pressão de Lula sobre o STF

Flávio “vira” Minas Gerais e Tocantins e vence Lula em 15 estados e no DF

Como fica a composição do Senado a partir de 2027 com o recorde do PL

Tudo sobre:

Austrália

Canadá

EUA – Estados Unidos

Reino Unido

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
24 ° C
24 °
24 °
73%
3.6m/s
75%
qui
32 °
sex
27 °
sáb
34 °
dom
30 °
seg
30 °