Por Bruno Maffi
Por Bruno Maffi
22/10/2026 às 07:31
22/10/2026 às 07:31
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
O instituto PoderData divulgou nesta quinta-feira (22) uma nova pesquisa de intenções de voto para presidente da República no segundo turno das eleições 2026. Flávio Bolsonaro (PL) tem 51% das intenções de voto e Lula (PT) 49% dos votos válidos.
Na última pesquisa PoderData/Aya antes do 1º turno, publicada na véspera da votação, Lula aparecia com 45% das intenções de votos válidos e Flávio registrava 43%, com margem de erro de 1,5 ponto percentual. Nas urnas, Flávio recebeu 47,03% dos votos válidos; Lula 45,16%.
Pesquisa PoderData/Aya de 2º turno para presidente em 2026
A pesquisa PoderData fez um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes dos concorrentes antes da resposta dos entrevistados) com votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos.
Cenário estimulado – votos válidos
Flávio Bolsonaro (PL): 51%
Lula (PT): 49%
4.000 entrevistados pela PoderData de 19 a 22 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 1,6 ponto percentual. Registro no TSE sob o nº BR-07926/2026.
4.000 entrevistados pela PoderData de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 1,5 ponto percentual. Registro no TSE sob o nº BR-03519/2026.
VEJA TAMBÉM:
Saiba quais personalidades declararam apoio a Flávio e a Lula
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
VEJA TAMBÉM:
Como pensam os nordestinos que abandonaram Lula
Lula protocola pedido para abrir sigilos próprio, de filhos e de Janja e cobra Flávio a fazer o mesmo
O que a campanha de Flávio prepara antes do segundo turno
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Flávio sinaliza reforma do Orçamento como um novo “teto de gastos” do governo
Dívida externa, mais uma herança maldita de Lula
Flávio e Nikolas dão início à “despetização” do Nordeste para impedir virada de Lula
Campanha de Lula usa suposto favorecimento da Meta para pedir cassação da chapa de Flávio no TSE
Tudo sobre:
Eleições
Eleições 2026
Flávio Bolsonaro
Lula
Pesquisas eleitorais
PoderData
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Política


