Receba notícias por email
América Latina
Guerra EUA x Irã
Por Fábio Galão
Por Fábio Galão
27/10/2026 às 14:39
27/10/2026 às 14:39
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
O porta-voz da presidência argentina, Adrián Ravier, disse nesta terça-feira (27) que o presidente Javier Milei não vai parabenizar seu homólogo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela sua reeleição porque o petista não teria cumprimentado o libertário quando este venceu o pleito argentino de 2023.
Ravier fez a declaração na mesma entrevista coletiva em que disse que não houve nenhum pedido de asilo político por parte de Flávio Bolsonaro (PL) à Argentina, em meio a relatos da imprensa local de que o senador, derrotado por Lula no domingo (25), teria ido a uma cidade argentina na Tríplice Fronteira com o objetivo de fugir para os Estados Unidos.
“Tomou-se nota do resultado eleitoral do Brasil”, disse o porta-voz. Ao ser questionado pelos jornalistas sobre o silêncio de Milei sobre o assunto desde domingo, Ravier alegou que “quando Javier Milei foi eleito em 2023, não houve qualquer gesto do presidente Lula para cumprimentá-lo pessoalmente, nem nada do tipo”.
“Por ora, não faremos nenhum comunicado”, disse o porta-voz, segundo informações do jornal Clarín.
“Do lado argentino, a diplomacia continua, as relações comerciais continuam e não esperamos que nada disso mude”, acrescentou. “O presidente não é um hipócrita; é evidente que existem diferenças ideológicas entre os dois mandatários — isso é um fato.”
Apesar da declaração de Ravier, Lula divulgou uma nota no X quando Milei foi eleito. “A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, afirmou o presidente brasileiro à época.
Apoiador de Flávio, Milei trocou farpas com Lula durante toda a campanha presidencial brasileira, o que levou o governo petista a retirar seu embaixador em Buenos Aires, Julio Bitelli.
VEJA TAMBÉM:
Líder chavista manda recado a María Corina após retorno e diz que Lula venceu “fascismo”
Na berlinda por protestos violentos, esquerda da França tenta “colar” em Lula para vencer Le Pen
Mbappé pede desculpas por chamar Mao de ditador após perder contratos na China
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Flávio Bolsonaro deixa o Brasil e viaja aos EUA
Como a vitória de Lula comprometeu as perspectivas econômicas para o Brasil
Reeleição de Lula frustra planos da direita para impeachment de Moraes e perdão a Bolsonaro
Nikolas Ferreira sai das urnas cotado para Presidência e com “bancada própria” no Congresso
Tudo sobre:
Argentina
EUA – Estados Unidos
Flávio Bolsonaro
Javier Milei
Lula
Partido dos Trabalhadores (PT)
Partido Liberal (PL)
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Mundo


