InternacionalSem provas, Petro diz que algoritmos dos EUA podem interferir na eleição...

Sem provas, Petro diz que algoritmos dos EUA podem interferir na eleição no Brasil

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por Fábio Galão

Por Fábio Galão

03/09/2026 às 07:57

03/09/2026 às 07:57

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O ex-presidente da Colômbia Gustavo Petro (2022-2026), aliado de Luiz Inácio Lula da Silva, alegou nesta quarta-feira (2) –sem apresentar provas – que a intromissão de “algoritmos” dos Estados Unidos e o que chamou de “tecnofascismo” podem influenciar a eleição de outubro no Brasil.

Segundo informações da agência EFE, o ex-mandatário esquerdista, que em agosto foi substituído na presidência pelo direitista Abelardo de la Espriella, fez os comentários durante uma aula magna na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), em sua primeira viagem para o exterior desde que deixou o cargo.

Em junho, Espriella derrotou no segundo turno da eleição presidencial o candidato de Petro, o senador Iván Cepeda, por uma diferença de menos de um ponto percentual.

Petro reiterou nesta quarta-feira seu argumento de que houve interferência externa para que Espriella fosse eleito e alegou que situação semelhante poderá ocorrer nas eleições deste ano no Brasil e nas do México em 2027.

“É o sistema que se quer expandir, e não está certo. O México está em perigo, e o Brasil vem aí. Estes métodos têm legitimação na classe política que está dirigindo atualmente os Estados Unidos”, disse o político de esquerda.

Durante a conferência na Unam, Petro insistiu que um suposto sistema de 2 milhões de bots imiscuídos nas eleições da Colômbia esteve “sob a mira” do Departamento de Estado dos EUA, chefiado por Marco Rubio, para apoiar Espriella.

“[O presidente americano Donald] Trump não pode dizer que não sabia, ele mesmo disse publicamente ‘que o Tigre [apelido de Espriella] deve me agradecer porque é presidente da Colômbia graças a mim’”, acusou.

Petro alegou, também sem provas, que esse mesmo caso se repetiu na recente vitória de Keiko Fujimori no Peru e na de José Antonio Kast no Chile, no ano passado. O Departamento de Estado dos EUA não se pronunciou sobre as acusações do ex-presidente colombiano.

VEJA TAMBÉM:

Maduro alega que é chefe de Estado e pede arquivamento de processo nos EUA

Direita latino-americana aumenta articulação com a China mesmo sob pressão de Trump

Rubio defende embargo comercial à Nicarágua após exclusão de opositores de eleições

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Lei dá à Mesa do Senado, e não a Alcolumbre, poder sobre pedido de impeachment

Gonet não tem moral para pedir nulidade de relatório que compromete Moraes

Ministros do STF articulam saída de Moraes da crise e Vorcaro implica Andrei

Senado precisa dar uma resposta à altura ao escândalo de Moraes e Vorcaro

Tudo sobre:

Colômbia

EUA – Estados Unidos

Gustavo Petro

Lula

Marco Rubio

México

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens dispersas
28 ° C
28 °
28 °
57%
2.1m/s
40%
qui
28 °
sex
25 °
sáb
33 °
dom
30 °
seg
31 °