PolíticaLula reitera que rejeita classificar facções como terroristas após documento dos EUA

Lula reitera que rejeita classificar facções como terroristas após documento dos EUA

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Guilherme Grandi

Por Guilherme Grandi

18/09/2026 às 17:49

18/09/2026 às 17:49

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a rejeitar nesta sexta-feira (18) a classificação do PCC e do Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas pelos Estados Unidos, posição defendida pelo presidente Donald Trump. Durante evento sobre segurança pública no Rio de Janeiro, Lula afirmou que não aceita a definição e associou o conceito de terrorismo à disputa pelo poder.

A manifestação ocorreu após documento do governo norte-americano acusar o Brasil de não ter conseguido enfrentar adequadamente as duas facções criminosas, já classificados pelo país norte-americano como organizações terroristas estrangeiras. O texto afirma que os dois grupos transformaram o Brasil em um centro para o fluxo global de cocaína e cobra medidas mais agressivas contra as organizações.

“Não aceito a ideia de que as facções bandidas são terroristas, como diz o Trump. Quando o Trump fala em terrorismo, ele fala em terrorismo de Estado, não fala da briga pelo poder. Quem era isso era o [Jair] Bolsonaro tentando dar o golpe de 8 de janeiro”, afirmou o presidente.

VEJA TAMBÉM:

Obsessão de Lula pela Presidência é sinal de uma democracia fraca

Lula justificou citando a investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 e afirmou que o plano teria previsto a morte dele próprio, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Isso é terrorismo, pensando em matar Lula, [Geraldo] Alckmin e até Alexandre de Moraes. Esse era o plano. Isso é terrorismo de Estado”, emendou.

O presidente, porém, reconheceu que a atuação das facções produz efeitos semelhantes ao terror sobre moradores de regiões dominadas pelo crime, como ameaças às famílias submetidas ao controle territorial e a cobranças ilegais.

VEJA TAMBÉM:

Edinho admite desgaste de Lula com crise no STF às vésperas da eleição

Lula pode aumentar o Bolsa Família às vésperas da eleição?

Marinho propõe que 49 senadores possam abrir impeachment de ministro do STF

Na avaliação de Lula, a diferença entre classificar ou não as facções como terroristas está na finalidade da atuação. Enquanto o terrorismo estaria ligado à disputa pelo poder, as organizações criminosas atuariam principalmente sobre territórios e atividades econômicas.

Lula defendeu que o governo precisa “ganhar do crime organizado” e retomar áreas sob domínio de grupos criminosos.

O plano apresentado no Rio reúne forças federais, estaduais e municipais e prevê atuação coordenada contra a estrutura das organizações criminosas. A iniciativa foi apresentada como um “plano piloto”, com possibilidade de aplicação em outras regiões caso os resultados sejam considerados positivos.

O presidente também voltou a defender a PEC da Segurança Pública, com a proposta de estabelecer de forma mais clara as atribuições de União, estados e municípios. Lula afirmou que a medida deve ampliar a coordenação entre as forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Corrupção escala e vira 2ª maior preocupação dos brasileiros em meio à crise STF-Master

Gilmar Mendes valida reajuste do Bolsa Família feito por Lula antes das eleições

A “ética da máfia” e o “capo” Gilmar

Histórico complacente de Cármen Lúcia contradiz discurso em sessão tensa do STF

Tudo sobre:

Comando Vermelho

Donald Trump

EUA – Estados Unidos

Lula

PCC

Segurança Pública

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens dispersas
28 ° C
28 °
28 °
57%
2.1m/s
40%
qui
28 °
sex
25 °
sáb
33 °
dom
30 °
seg
31 °