InternacionalFundo público da Flórida processa New York Times por suposto viés contra...

Fundo público da Flórida processa New York Times por suposto viés contra Israel

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por John Lucas

Por John Lucas

23/09/2026 às 23:27

23/09/2026 às 23:27

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O fundo público de aposentadorias da Flórida e uma organização conservadora entraram nesta quarta-feira (23) com uma ação contra a New York Times Company, responsável pelo jornal The New York Times, para obrigar a empresa a entregar documentos internos sobre seus controles editoriais. Os autores querem analisar como a direção do jornal lida com checagem de fatos, correções, verificação de fontes e reclamações feitas dentro da redação. Eles afirmam que os registros podem mostrar se houve falhas na supervisão de conteúdos que, segundo eles, indicariam um viés contra Israel do jornal.

A ação foi apresentada em um tribunal estadual de Nova York pelo State Board of Administration of Florida (SBA), responsável pelo Florida Retirement System Trust Fund, e pelo think tank National Center for Public Policy Research (NCPPR). As duas organizações são acionistas da empresa que controla o jornal.

No processo, os autores argumentam que uma série de erros, correções e reclamações internas relacionadas à cobertura de Israel levantaria dúvidas sobre a forma como a direção do New York Times aplica os próprios padrões editoriais. O objetivo da ação é conseguir acesso aos documentos para que os acionistas possam avaliar como a empresa tratou internamente essas reclamações e se os mecanismos de supervisão editorial funcionaram como deveriam.

No processo, eles citam o caso de uma ex-funcionária não identificada que trabalhou no jornal por cerca de uma década e afirma ter começado, em 2019, a fazer reclamações internas sobre o que considerava uma cultura editorial desfavorável a Israel do jornal. Segundo a petição, ela questionou decisões tomadas na cobertura do jornal sobre Israel e, posteriormente, da guerra contra o grupo terrorista Hamas, mas alegou que suas preocupações não receberam uma resposta adequada dentro da empresa. 

O New York Times rejeitou as alegações. O porta-voz do jornal Charlie Stadtlander afirmou à agência Reuters que a ação “não tem mérito” e foi apresentada com um “propósito impróprio”. O jornal classificou o processo como uma tentativa de pressionar uma organização de imprensa independente e disse que vai contestá-lo na Justiça.

O fundo administrado pela Flórida atende mais de 1,2 milhão de participantes e beneficiários e tinha aproximadamente US$ 235,7 bilhões sob gestão no fim de agosto. O governador republicano Ron DeSantis e o procurador-geral estadual James Uthmeier estão entre os integrantes do conselho que supervisiona o SBA.

VEJA TAMBÉM:

Em meio à disputa com órgãos de imprensa, Casa Branca lança Trump TV

Órgãos de imprensa vetados na Casa Branca processam governo Trump, que alega “ameaça à segurança nacional”

Trump bane CNN e jornal de coberturas na Casa Branca e ameaça outros veículos que publicarem “fake news”

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Falhas de Moraes permitem a Fachin arquivar acusações contra Mendonça no STF

Na ONU, Lula faz campanha e exibe sua geopolítica de botequim

“Ligações perigosas” de Lula agora incluem ex-advogado de Vorcaro

Lula promete canetas emagrecedoras, mas não sabe quanto custará, quem vai receber nem quando

Tudo sobre:

Hamas

Israel

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens dispersas
28 ° C
28 °
28 °
57%
3.1m/s
40%
qui
31 °
sex
27 °
sáb
32 °
dom
30 °
seg
29 °