InternacionalEm discurso na ONU, Delcy promete realização de eleições na Venezuela, mas não...

Em discurso na ONU, Delcy promete realização de eleições na Venezuela, mas não cita datas

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por John Lucas

Por John Lucas

23/09/2026 às 21:13

23/09/2026 às 21:13

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

A líder interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou nesta quarta-feira (23), durante discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, que o país realizará eleições como parte da transição para uma “democracia plena”. Ela, porém, não anunciou uma data para a realização do pleito.

Segundo Delcy, o regime chavista já iniciou um diálogo com representantes da oposição e pretende garantir a participação de todas as forças políticas do país no futuro processo eleitoral. Ela afirmou que as instituições venezuelanas estão sendo preparadas para a realização de eleições. “Quero dizer muito claramente nesta Assembleia Geral: na Venezuela haverá eleições e, nessa direção, iniciamos um diálogo político com setores da oposição”, disse.

A declaração representa uma das sinalizações mais diretas feitas até agora pelo regime interino sobre a realização de novas eleições desde que Delcy assumiu o comando do país, em janeiro, após a captura de Nicolás Maduro por forças americanas.

Apesar do compromisso apresentado na ONU, a líder interina não indicou quando os venezuelanos voltarão às urnas nem detalhou como será organizado o processo eleitoral. Durante o discurso, Delcy afirmou que a Venezuela atravessa um período de reconstrução política e econômica e que a recuperação do país levará tempo.

“Este é o momento de construir a nação para a qual muitas pessoas querem retornar”, afirmou.

Trump cobrou eleições durante encontro com Delcy

A promessa ocorre um dia depois de Delcy se reunir pela primeira vez pessoalmente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Nova York, à margem da Assembleia Geral.

Segundo autoridades americanas, Trump levantou diretamente a questão eleitoral durante o encontro. O presidente não exigiu que uma data fosse definida naquele momento, mas ressaltou que a realização de eleições deverá fazer parte da etapa final do processo político venezuelano.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, confirmou nesta quarta-feira que Washington considera uma eleição livre e justa uma condição necessária para que a atual transformação política venezuelana seja considerada concluída.

“Para este projeto ser bem-sucedido, ele termina em uma eleição livre e justa”, afirmou Rubio.

O encontro entre Trump e Delcy também tratou da reconstrução econômica venezuelana e da reestruturação da dívida do país. Segundo Rubio, Estados Unidos e Venezuela discutem formas de recuperar o acesso de Caracas aos mercados internacionais depois de anos de sanções, calotes e isolamento financeiro.

O regime venezuelano e a estatal de petróleo PDVSA acumulam cerca de US$ 60 bilhões em títulos em situação de inadimplência. Estimativas de analistas citadas pela agência Reuters apontam que o conjunto das obrigações venezuelanas, incluindo juros e decisões arbitrais, pode chegar a US$ 200 bilhões.

Delcy fala em diálogo com oposição

No discurso na ONU, Delcy afirmou que o regime chavista abriu canais de diálogo com a oposição e prometeu espaço para diferentes grupos políticos num eventual processo eleitoral. Parlamentares americanos vêm pressionando o governo Trump para que a aproximação econômica com Caracas seja acompanhada de compromissos políticos concretos, especialmente a realização de eleições livres e competitivas.

A líder interina afirmou no discurso que o processo de mudanças na Venezuela terá como alguns de seus pilares uma “reforma jurídica ordenada” e o “exercício responsável” da política. Segundo ela, o regime pretende criar condições de participação para diferentes forças políticas e reformar instituições do país.  Delcy também pediu que a comunidade internacional acompanhe o processo de transformação da Venezuela, mas sem interferência externa. “Este não é o final de um discurso. É o começo de um compromisso”, afirmou. Segundo ela, o país está disposto a se relacionar com governos que adotem uma postura de “respeito, sem intromissões nem prejulgamentos”.

Delcy também usou o discurso para destacar a reaproximação com Washington. Ela agradeceu a Trump pela “disposição de retomar o caminho das relações diplomáticas e de cooperação” entre os dois países e exaltou o acordo petrolífero firmado com os Estados Unidos em 28 de agosto, que classificou como um dos “maiores já assinados” pela Venezuela.

O entendimento ampliou a cooperação energética entre os dois países e se tornou um dos principais pilares da aproximação entre o regime interino venezuelano e Trump.

Delcy chegou aos Estados Unidos nesta semana em sua primeira viagem ao país desde que assumiu o comando do regime chavista. Além de Trump e integrantes do governo americano, sua delegação manteve conversas com organismos multilaterais e representantes do setor privado sobre petróleo, mineração, dívida e reconstrução econômica.

VEJA TAMBÉM:

Trump se encontra com ditadora da Venezuela pela primeira vez após captura de Maduro: “Reunião histórica”

Líder opositora María Corina Machado tentou voltar sete vezes à Venezuela e não conseguiu

Rubio diz que EUA estão dispostos a “ajudar” Cuba em uma transição política

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Falhas de Moraes permitem a Fachin arquivar acusações contra Mendonça no STF

Na ONU, Lula faz campanha e exibe sua geopolítica de botequim

PT recorre a ação ligada ao setor de mineração para pedir que Dino investigue Flávio

“Ligações perigosas” de Lula agora incluem ex-advogado de Vorcaro

Tudo sobre:

ONU

Venezuela

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens dispersas
28 ° C
28 °
28 °
57%
3.1m/s
40%
qui
31 °
sex
27 °
sáb
32 °
dom
30 °
seg
29 °