InternacionalDitador chinês faz maratona intensa de viagens na tentativa de minar influência...

Ditador chinês faz maratona intensa de viagens na tentativa de minar influência de Trump 

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por Isabella de Paula

Por Isabella de Paula

02/09/2026 às 13:44

02/09/2026 às 13:44

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O ditador da China, Xi Jinping, cumpre uma agenda internacional intensa pouco antes de uma cúpula prevista com o presidente dos EUA, Donald Trump.

A movimentação é vista como rara e ocorre em meio a um aumento dos atritos bilaterais entre Pequim e Washington e em um contexto no qual a economia chinesa dá sinais de perda de força em diferentes setores.

Uma dessas viagens realizadas por Xi tem como destino o Egito, que ele não visita há mais de uma década. Segundo o jornal Financial Times, o ditador chinês estaria investindo numa estratégia para apresentar Pequim como um parceiro mais confiável do que Washington, que mantém uma guerra prolongada e custosa com o Irã no Oriente Médio.

Uma carta do líder do gigante asiático, divulgada pela imprensa egípcia nesta quarta-feira (2), diz o seguinte: "A China está pronta para trabalhar com o lado egípcio para aproveitar a localização única do Egito para conectar o mundo árabe e alcançar todo o continente africano”.

Pequim está diretamente envolvida na construção da nova capital administrativa do país africano, enquanto a gigante tecnológica chinesa Huawei lançou em 2024 um serviço de nuvem que promete "trazer inteligência artificial, grandes modelos de linguagem árabe e bancos de dados para o Egito".

A agenda internacional de Xi começou nesta semana, quando participou de uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai em Bishkek, no Quirguistão. O fórum de segurança, liderado pela China, Rússia e países da Ásia Central, também inclui a Índia, o Paquistão, Belarus e Irã.

Após a passagem pelo Egito, ele deve seguir para a Índia na próxima semana, onde participará da cúpula dos Brics, em Nova Delhi, e no mês seguinte se encontrará com Trump em Washington, como retribuição pela visita em maio do líder republicano a Pequim.

VEJA TAMBÉM:

EUA defendem acordo petrolífero para afastar ditaduras e restaurar democracia na Venezuela

Como acordo entre EUA e Venezuela no setor do petróleo ameaça interesses da China

China censura informações e restringe acesso após enchentes na fronteira com o Nepal

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Gonet tenta blindar Moraes, mas inquérito pode ser aberto pelo plenário do STF

Senado ameaça parar por renúncia de Moraes

Moraes precisa deixar o STF – ou, melhor ainda, ser retirado dele

Fachin anuncia que tomará providências sobre crise no STF nos próximos dias

Tudo sobre:

China

Donald Trump

Xi Jinping

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva fraca
25 ° C
25 °
25 °
73%
1m/s
0%
sex
25 °
sáb
33 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
22 °