PolíticaDesistência de Salles ao Senado repercute entre aliados e opositores

Desistência de Salles ao Senado repercute entre aliados e opositores

Apuração em SP | Eleições 2026

Guia de Candidatos – SP

Por Hermano Freitas

Por Hermano Freitas

28/09/2026 às 14:46

28/09/2026 às 14:46

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

A desistência do deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) de concorrer ao Senado Federal repercutiu entre políticos dos campos da direita e da esquerda. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e dos outrora rivais André do Prado (PL) e Guilherme Derrite (PP).

Pesquisa divulgada na quinta-feira (24) pelo Instituto Datafolha apontava Salles em quinto lugar no cenário estimulado, com 4% das intenções de voto. A pesquisa nº SP-03730/2026 ouviu 1610 pessoas entre os dias 22 e 23 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Marina Silva (Rede), com 15%, Simone Tebet (PSB), com 14%, André do Prado, com 12%, e Guilherme Derrite, com 12%, apareciam empatados tecnicamente.

Enquanto no campo da direita a atitude foi vista como generosa, a adversária e líder em pesquisas de intenção de voto Marina Silva (Rede) classificou a desistência como “desrespeito com os eleitores”.

“Esse é um tempo difícil que exige coerência para dizer, em atitudes práticas, que não vale tudo para ganhar uma eleição”, disse Marina no X.

A ex-ministra Simone Tebet, apontada como vice-líder nas intenções de voto, disse que Salles “aderiu ao centrão”. "A única candidatura realmente do centro sou eu", afirmou Tebet à Folha de S.Paulo.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) aproveitou para relembrar momentos em que se opôs a Salles. “Lembram quando expus todos os crimes do pior Ministro do Meio Ambiente quando ele tentava criminalizar o MST?”, escreveu ela na legenda de um vídeo do Congresso Nacional.

Aliados exaltam Salles

Já na direita, Salles foi elogiado pela atitude considerada generosa. O primeiro apoio veio do próprio governador de São Paulo, que chamou o ato de “gesto de grandeza em nome de um projeto maior”.

“Obrigado, Ricardo, por esse gesto e pela defesa da união do nosso campo político nesta reta final”, escreveu ele no X.

Os até então adversários também agradeceram. “Parabenizo o gesto de grandeza do Ricardo Salles pela decisão anunciada de retirar sua candidatura ao Senado. Agora, a campanha segue com André do Prado e Guilherme Derrite como nomes da direita para as duas vagas de São Paulo”, escreveu André do Prado.

“Agora é hora de união pelo futuro do Brasil. E isso passa fundamentalmente pelo Senado Federal”, declarou Derrite.

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Lula apela para briga de evangélicos e católicos para evitar a derrota e tem apoio de Dino

Dino e a conversão tardia: seletividade de ministro do STF mostra que golpe está em curso

Imagens registram encontros de Vorcaro com autoridades; veja quem já apareceu

Ricardo Salles desiste de candidatura ao Senado

Tudo sobre:

Capitão Derrite

Centrão

Congresso Nacional

Datafolha

Deputado Federal

Eleições

Marina Silva

Meio Ambiente

Pesquisas

Ricardo Salles

Sâmia Bomfim

São Paulo

Senado

Simone Tebet

Tarcísio de Freitas

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens dispersas
28 ° C
28 °
28 °
57%
3.1m/s
40%
qui
31 °
sex
27 °
sáb
32 °
dom
30 °
seg
29 °