InternacionalDemocratas enviam carta a Rubio para questionar sobre suposta interferência na eleição...

Democratas enviam carta a Rubio para questionar sobre suposta interferência na eleição no Brasil

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por Fábio Galão

Por Fábio Galão

24/09/2026 às 12:50

24/09/2026 às 12:50

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

Um grupo de 30 deputados federais democratas e o senador independente Bernie Sanders (que já fez parte da legenda) enviaram nesta semana uma carta ao secretário de Estado americano, Marco Rubio, na qual questionaram o governo Donald Trump sobre o que alegam ser tentativas de interferência dos Estados Unidos na eleição presidencial no Brasil, marcada para outubro.

A carta foi uma iniciativa da deputada Delia Ramirez e tem como signatários, além de Sanders – aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem se encontrou na segunda-feira (21) em Nova York –, mais 29 parlamentares democratas, entre eles Pramila Jayapal, Chuy Garcia, Jonathan Jackson, Greg Casar, Maxwell Frost e Alexandria Ocasio-Cortez.

“As ações mais recentes da administração [Trump] apontam para uma aparente tentativa de interferir e potencialmente minar as eleições gerais do Brasil em outubro”, diz um trecho da carta, obtida pelo jornal Folha de S.Paulo.

Os parlamentares oposicionistas alegaram que ações de Trump relativas ao Brasil fariam parte de um “padrão mais amplo e profundamente preocupante de interferência” em eleições na América Latina e que há risco de “erodir progressivamente a confiança” nas instituições democráticas da região.

No documento, os democratas questionaram se o governo Trump vai reconhecer o resultado da eleição brasileira e citaram as sanções contra autoridades do país, tarifas sobre produtos do Brasil e a relação de Trump com aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro como motivos de preocupação.

Os parlamentares também mencionaram o encontro de Trump com o candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL) em maio na Casa Branca, após o qual os Estados Unidos designaram os grupos criminosos brasileiros Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

Também citaram o caso recente de dois funcionários do Departamento de Estado que viriam ao Brasil e que tiveram vistos negados pelo governo Lula, sob o argumento de que pretendiam questionar a integridade do sistema eleitoral brasileiro – acusação negada por Washington.

Por fim, os parlamentares questionaram os critérios para a aplicação de sanções econômicas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes via Lei Magnitsky em 2025 (medida retirada em dezembro), para revogar o visto da embaixadora brasileira nos EUA, Maria Luiza Viotti, e para designar PCC e CV como organizações terroristas.

A carta estabeleceu prazo até 30 de setembro para resposta do Departamento de Estado. Rubio ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Em entrevista na quarta-feira (23) à CNN Brasil, a porta-voz do Departamento de Estado, Amanda Roberson, negou que os Estados Unidos estejam tentando interferir na eleição brasileira.

“Estamos vendo as notícias, claro que estamos acompanhando as eleições, claro que queremos saber o resultado, mas acreditamos que, como o Brasil é um país soberano e independente, queremos ver eleições livres e transparentes e vamos ver com os brasileiros o resultado”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

Antes de reunião com Xi, Trump diz que EUA e China concordam em não restringir IA

Super El Niño pode provocar 450 mil mortes, afirma estudo; Brasil será um dos mais afetados

ONU enfrenta maior crise financeira de sua história sob pressão de Trump

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Senadores, deputados, ministros: cerca de 40 autoridades têm sigilo protegidos no caso Master

Falhas de Moraes permitem a Fachin arquivar acusações contra Mendonça no STF

Foto de Bolsonaro pode ser usada em campanha? Entenda a disputa na Justiça Eleitoral

TRE-PR mantém candidatura de Deltan Dallagnol ao Senado

Tudo sobre:

Alexandre de Moraes

Comando Vermelho

Donald Trump

EUA – Estados Unidos

Flávio Bolsonaro

Jair Bolsonaro

Lei Magnitsky

Lula

Marco Rubio

Partido dos Trabalhadores (PT)

PCC

STF

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens dispersas
28 ° C
28 °
28 °
57%
3.1m/s
40%
qui
31 °
sex
27 °
sáb
32 °
dom
30 °
seg
29 °