Receba notícias por e-mail
Eleições 2026
Alexandre Garcia
Por André Corrêa
Por André Corrêa
05/08/2026 às 13:58
05/08/2026 às 13:58
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
No programa Última Análise desta terça-feira (04), os convidados falaram a respeito da revogação do visto da embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Viotti, pelo governo de Donald Trump. A medida teria sido uma retaliação à demora do governo brasileiro em aprovar o novo embaixador americano, Daniel Perez e à negativa de vistos para funcionários do Departamento de Estado americano que viriam acompanhar o processo eleitoral no Brasil.
"Chegamos a um ponto de tensão nas relações entre os países do qual não me recordo ter existido. A relação está degradada, em um momento muito delicado, envolvendo a chamada 'Guerra Fria 2.0', entre China e os americanos", diz o jurista Frederico Junkert.
A decisão dos Estados Unidos impede a diplomata de representar os interesses nacionais no país. O ato marca o nível mais grave de uma crise bilateral com os EUA que deve se estender até as eleições de outubro.
"O problema deste jogo de Lula é uma aproximação com o 'eixo do mal' na comunidade internacional. Estamos sendo marginalizados, mesmo sendo um país enorme e sofremos com estas medidas diplomáticas", disse a advogada Fabiana Barroso.
Escândalos na porta da presidência
No âmbito doméstico, Lula agora se vê ameaçado pela operação da Polícia Federal (PF), autorizada pelo ministro André Mendonça, que mira o senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo no Senado. Rocha é investigado por liderar uma organização criminosa que realizava fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS.
"Lula voltou com tudo para a cena do crime e parece que estão saqueando o Brasil novamente, como neste caso. A situação é grave, pois envolve o filho de Lula, o irmão dele e agora o vice-líder do governo", critica Junkert.
Além disso, também o ex-chefe de gabinete do mandatário, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como "Marcola", é alvo de investigações. Ele teria recebido dinheiro da lobista Roberta Lutsinger, amiga íntima de Lulinha. "Os principais representantes do governo esão envolvidos e o escândalo está na antessala do Palácio do Planalto", diz Junkert.
O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a quinta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Flávio Bolsonaro escolhe Alfredo Gaspar como vice
Suspensão de embaixadora agrava crise diplomática e afasta Brasil dos EUA até as eleições
Em guerra diplomática com Lula, Milei e Trump estreitam parceria comercial e em segurança e isolam Brasil
Oposição trabalha na Câmara para impedir Lula de usar gasolina como arma eleitoral
Tudo sobre:
André Mendonça
Donald Trump
Eleições
EUA – Estados Unidos
INSS
Lula
Polícia Federal
Senado
Washington
YouTube
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Política


