Receba notícias por e-mail
Eleições 2026
Alexandre Garcia
Por Gazeta do Povo Lab
Por Gazeta do Povo Lab
Por Juliet Manfrin
Por Juliet Manfrin
20/08/2026 às 21:13
20/08/2026 às 21:13
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
A Procuradoria-Geral da República solicitou ao STF que parte do inquérito contra Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Lula, seja enviado à Justiça comum. O pedido, que agora depende da decisão do ministro André Mendonça, surge em meio a apurações de suposto tráfico de influência em negócios com o governo federal, gerando debates sobre o esvaziamento da relatoria na Corte.
Qual é o principal argumento da PGR para retirar o caso do Supremo?
A Procuradoria-Geral da República defende que não existem provas de que pessoas com foro privilegiado — como o presidente ou seus ministros — estejam envolvidas nos fatos investigados. Na nossa legislação, o Supremo Tribunal Federal só deve julgar casos que envolvam autoridades de alto escalão. Para a PGR, como Lulinha é um cidadão comum e não possui essa prerrogativa, o processo deve seguir para um juiz de primeira instância. Especialistas alertam, porém, que a investigação ainda está no meio e novas provas poderiam eventualmente ligar o caso a figuras do governo federal.
Por que o ministro André Mendonça é considerado peça-chave neste momento?
André Mendonça é o relator do caso e foi quem autorizou a abertura das apurações em julho. Ele detém o poder de aceitar ou rejeitar o pedido da PGR. Se ele concordar, perde a condução direta do inquérito, que vai para um juiz comum. Se ele negar, o caso continua sob sua lupa no Supremo. Analistas veem nisso uma encruzilhada: o ministro tem enfrentado certo isolamento na Corte e sua decisão terá grande impacto institucional. Caso ele decida manter o processo, a defesa ainda pode recorrer para que o plenário do STF dê a palavra final sobre o destino da investigação.
Conteúdo produzido a partir de informações apuradas pela equipe de repórteres da Gazeta do Povo. Para acessar a informação na íntegra e se aprofundar sobre o tema leia a reportagem abaixo.
VEJA TAMBÉM:
Pedido da PGR para enviar inquérito de Lulinha à 1ª instância é manobra para afastar Mendonça
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Dino e Moraes querem criar classe de jornalistas permitidos e deslegitimar “blogueiros”
Nova punição a desembargadores da Lava Jato alimenta clima de intimidação
MPE faz defesa incontestável da eligibilidade de Deltan Dallagnol
A conta que espera o próximo presidente: dívida em alta, juros e pouco espaço para gastar
Tudo sobre:
André Mendonça
Canabidiol
Corrupção
Eleições
Flávio Dino
Governo Federal
INSS
Justiça
Lula
Ministério Público
Para entender
Partido dos Trabalhadores (PT)
Polícia Federal
Saúde
STF
SUS
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Política


