InternacionalPaís da Europa declara emergência nacional após onda de tiroteios ligados ao...

País da Europa declara emergência nacional após onda de tiroteios ligados ao narcotráfico

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por John Lucas

Por John Lucas

26/08/2026 às 20:58

26/08/2026 às 20:58

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O governo da Bélgica decidiu declarar situação de emergência nacional diante da nova onda de tiroteios ligados ao narcotráfico em Bruxelas. A capital registrou seis ataques armados em apenas quatro dias, em uma escalada que levou o governo federal a ampliar a presença policial nas ruas e reforçar operações contra o crime organizado.

Segundo o ministro do Interior, Bernard Quintin, a sequência de ataques exige uma resposta coordenada entre diferentes níveis de governo. Em mensagem divulgada nas redes sociais, ele afirmou que o combate ao crime organizado deve se tornar uma prioridade absoluta das autoridades belgas.

De acordo com informações da rede RTL, o governo belga criou um pacote de segurança que prevê o envio de um pelotão adicional de infantaria para Bruxelas, o reforço das unidades especiais da Polícia e da Polícia Judiciária Federal da capital, além da ampliação de operações já conduzidas pelas forças de segurança.

Quintin afirmou que o aumento da presença federal é necessário para impedir que o governo continue reagindo apenas depois dos ataques. Segundo ele, a prioridade agora é ampliar a capacidade de atuação no terreno e responder com mais rapidez à violência relacionada ao tráfico de drogas.

Conforme informações da imprensa local, os seis tiroteios registrados em quatro dias elevaram para 65 o número de ataques armados contabilizados desde o início do ano em Bruxelas, igualando o total registrado durante todo o ano anterior.

Parte dos episódios é atribuída pelas autoridades a disputas entre grupos envolvidos no tráfico de drogas. A escalada aumentou a pressão de autoridades locais sobre o governo federal. Prefeitos das áreas afetadas pelo crime organizado se reuniram com Quintin e reclamaram da falta de recursos, defendendo uma atuação mais ampla de Bruxelas no combate às organizações criminosas. Segundo a emissora BX1, eles argumentaram que a situação deixou de ser apenas um problema local e passou a exigir uma resposta nacional.

Os prefeitos também consideraram insuficiente o reforço atual da Polícia Federal e chegaram a discutir a possibilidade de solicitar formalmente uma intervenção mais ampla de agentes federais em situações de ameaça grave à ordem pública.

A violência ligada ao tráfico já vinha aumentando antes da nova onda de ataques. Segundo o jornal Brussels Times, a capital já havia registrado 57 tiroteios relacionados ao narcotráfico nos primeiros meses de 2026, com duas mortes e 21 pessoas feridas. Em todo o ano de 2025, a polícia federal contabilizou 101 tiroteios, que deixaram oito mortos e 43 feridos.

VEJA TAMBÉM:

Quem é a jovem por trás da fabricação dos drones e mísseis da Ucrânia

A história do capitalismo reescrita por um marxista de Harvard para a nova geração de socialistas

Trump diz que Londres e Paris são dominadas pela Sharia e promete veto nos EUA

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

STF retoma julgamento que pode inviabilizar Uber e iFood no Brasil

Dario Durigan não convence ninguém

Bomba, urânio e submarino nuclear: o que há de real e de retórica no discurso de soberania

Oito táticas que os candidatos usam para manipular você — e como reconhecer cada uma

Tudo sobre:

Bélgica

Europa

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva fraca
23 ° C
23 °
23 °
83%
1m/s
0%
sex
25 °
sáb
33 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
22 °