InternacionalOperação do Peru na fronteira com o Brasil mira o Comando Vermelho

Operação do Peru na fronteira com o Brasil mira o Comando Vermelho

Receba notícias por email

América Latina

Guerra EUA x Irã

Por Isabella de Paula

Por Isabella de Paula

25/08/2026 às 12:23

25/08/2026 às 12:23

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O governo do Peru realizou uma operação contra a organização criminosa brasileira Comando Vermelho (CV), que resultou na prisão de um colombiano e na apreensão de armas de longo alcance e coletes à prova de balas.

A operação, realizada pelas Forças Armadas peruanas, ocorreu no vilarejo de Bellavista de Callarú, localizado no lado peruano da tríplice fronteira amazônica com a Colômbia e o Brasil, um ponto que ganhou importância nos últimos anos nas rotas de narcotráfico utilizadas por essas facções.

O Ministério da Defesa peruano afirmou que a operação desmantelou "um reduto do narcotráfico da organização criminosa brasileira Comando Vermelho". A pasta acrescentou que a operação foi realizada em coordenação com a Polícia Nacional peruana e com a Polícia Federal brasileira.

Durante as operações, as Forças Armadas peruanas também destruíram depósitos de produtos químicos e um laboratório clandestino utilizado para o processamento de base de cocaína.

“Devido à sua localização geográfica, a cidade de Bellavista de Callarú é um ponto de foco especial para operações contra o tráfico de drogas e organizações criminosas transnacionais”, informou o ministério.

O Comando Vermelho, facção criminosa dedicada ao tráfico de drogas, armas e extorsão, foi declarado organização terrorista em maio pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump, juntamente ao Primeiro Comando da Capital (PCC), o Tren de Aragua e a facção salvadorenha MS-13.

O Ministério da Defesa do Peru acrescentou que o Comando Conjunto das Forças Armadas manterá presença constante na região da tríplice fronteira para fortalecer as capacidades de vigilância e controle, proteger as comunidades e contribuir para a preservação dos recursos naturais da Amazônia.

VEJA TAMBÉM:

Trump coloca PCC e CV na mira em nova ofensiva contra organizações criminosas

Lula quer Trump como “aliado improvável” contra Rubio, diz jornal britânico

Como braço tecnológico do regime de Xi acirrou a disputa entre EUA e China na Argentina

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Elli: nome de operação contra Lulinha gera desconforto no Planalto

Candidato que apoia os abusos do STF não merece voto

Gigante de viagens CVC perde 90% do valor de mercado e tenta reencontrar o caminho

Gilmar, Moraes, Dino e Zanin são as maiores provas do risco de Lula 4

Tudo sobre:

Amazônia

Comando Vermelho

Donald Trump

PCC

Peru

Polícia Federal

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva fraca
23 ° C
23 °
23 °
83%
1m/s
0%
sex
25 °
sáb
33 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
22 °