Prefeito de Nova York apoia projeto de lei para acabar com terceirização de entregas
O prefeito socialista de Nova York, Zohran Mamdani, está apoiando um projeto de lei que visa acabar com a terceirização de entregas na cidade. A proposta, chamada Delivery Protection Act, obrigaria grandes empresas de entregas, como a Amazon e a FedEx, a contratar diretamente os trabalhadores que atualmente são empregados por empresas terceirizadas.
Projeto de lei tramita no Conselho Municipal de Nova York
O projeto de lei está tramitando no Conselho Municipal de Nova York e prevê que os centros responsáveis pela etapa final das entregas tenham licença municipal e sigam novas regras de segurança, treinamento e contratação. A medida visa proteger os trabalhadores e reduzir acidentes de trânsito relacionados à expansão dos centros de distribuição.
Reações da Amazon e outros envolvidos
A Amazon alertou que poderá transferir seus centros de armazenamento para fora de Nova York caso o projeto seja aprovado. A empresa afirma que a medida pode colocar em risco mais de 5 mil empregos ligados às companhias terceirizadas que atualmente fazem entregas para a plataforma. Já os defensores da mudança argumentam que o modelo atual reduz salários, benefícios e proteções trabalhistas e também dificulta tentativas de sindicalização.
Impacto potencial do projeto de lei
Caso seja aprovada e sancionada por Mamdani, Nova York poderá se tornar a primeira cidade dos Estados Unidos a obrigar empresas como a Amazon a contratar diretamente os trabalhadores responsáveis pelas entregas. A proposta tem mais de 30 coautores no Conselho Municipal e é apoiada por sindicatos.
Fonte: Gazeta Mundo


