PolíticaLindbergh Farias aciona STF contra investigação sobre acusação de estupro contra deputado

Lindbergh Farias aciona STF contra investigação sobre acusação de estupro contra deputado

Investigação sobre acusação de estupro

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) ingressou com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a investigação conduzida pelo Departamento de Polícia Legislativa Federal da Câmara dos Deputados (Depol) sobre a acusação de estupro contra o deputado Alfredo Gaspar (PL-RJ).

Lindbergh pede a anulação de um depoimento de um homem que declarou ter participado do aliciamento de uma jovem para se dizer vítima do crime sexual. O depoimento foi revelado na segunda-feira (10) e se refere a um caso de suposta testemunha em um caso de estupro praticado por Gaspar.

Contexto da acusação

A acusação de estupro contra Gaspar surgiu durante o encerramento dos trabalhos da CPMI do INSS, que apurava descontos irregulares em benefícios de aposentados. Lindbergh Farias e a senadora Soraya Thronicke apresentaram a notícia-crime, relatando o suposto estupro de vulnerável.

O caso foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), ganhando maior repercussão política após a confirmação da indicação de Gaspar como vice na chapa presidencial de Flávio Bolsonaro.

Reclamação de Lindbergh

Lindbergh alega que o procedimento investigatório da Câmara foi instaurado a pedido do próprio Alfredo Gaspar, que ele declarou como seu “desafeto político” e um “interessado direto”, o que motivaria a nulidade.

Ele também sustenta que não foi intimado, notificado, ouvido ou sequer informado sobre a existência do inquérito administrativo, tomando conhecimento da apuração apenas após a produção unilateral das acusações.

Lindbergh pede a suspensão imediata do trâmite do Boletim de Ocorrência e a nulidade do procedimento, além da apuração de abuso de autoridade e a remessa dos autos ao Procurador-Geral da República (PGR) para avaliar a ocorrência de potenciais ilícitos ou crime de abuso de autoridade.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
céu pouco nublado
22 ° C
22 °
22 °
88%
1m/s
20%
sex
30 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
31 °
ter
22 °