Receba notícias por email
América Latina
Guerra EUA x Irã
Por Isabella de Paula
Por Isabella de Paula
17/08/2026 às 12:32
17/08/2026 às 12:32
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
O Departamento de Guerra dos EUA anunciou nesta segunda-feira (17) a assinatura de um contrato de US$ 22,9 bilhões com a empresa Raytheon para acelerar a produção do míssil Tomahawk, arma crítica de ataque para alvos de longo alcance.
Em comunicado, o subsecretário de Guerra para Aquisição e Sustentação, Michael P. Duffey, informou que a pasta solicitou à indústria que expandisse a produção de munições. "Este contrato para o míssil Tomahawk aumenta nossa capacidade de equipar as Forças Conjuntas, garantindo que nossos combatentes nunca enfrentem uma luta justa".
Por sua vez, o secretário Interino da Marinha, Hung Cao, disse que o investimento histórico irá impulsionar a entrega de mísseis Tomahawk aos combatentes americanos em uma velocidade sem precedentes. "Ao trabalhar em estreita colaboração com a indústria para expandir a capacidade de nossa base industrial de munições, o Departamento está utilizando todas as ferramentas disponíveis para atender às demandas de nossas operações atuais, garantindo que estejam equipados para lutar, vencer e voltar para casa em segurança".
A empresa responsável pela produção, a Raytheon, informou nesta segunda-feira que o contrato com o governo americano terá duração de sete anos e permitirá aumentar a produção anual de Tomahawk para mais de 1.000 mísseis anuais (atualmente a produção gira em torno de 60 por ano).
O anúncio surge no dia em que o prazo para Irã e EUA chegarem a um acordo para o fim da guerra expira.
O armamento que terá a produção aumentada foi um dos mais usados durante o conflito no Oriente Médio, oferecendo recursos para ataques de precisão contra alvos terrestres a partir de posições de longo alcance.
VEJA TAMBÉM:
Trump ameaça bombardear país aliado caso haja interferência em negociação com o Irã
Netanyahu coloca prefeito de Nova York como inimigo de Israel em propaganda eleitoral
Trump contraria Vance sobre meta principal na guerra no Irã
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Varredura em câmeras da sala-cofre tenta rastrear possíveis vazamento do caso Master
Disputa pela Presidência do Senado em 2027 já começou antes mesmo das eleições
Família que pratica homeschooling há 13 anos é condenada; filhos ensinam idiomas e xadrez
OAB-SP propõe mandato de 12 anos no STF que aposentaria Gilmar, Cármen, Toffoli e Fux
Tudo sobre:
Armas
Donald Trump
EUA – Estados Unidos
Irã
Oriente Médio
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Mundo


