Receba notícias por email
América Latina
Guerra EUA x Irã
Por Fábio Galão
Por Fábio Galão
26/08/2026 às 10:25
26/08/2026 às 10:25
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
Pelo menos 31 pessoas morreram em decorrência de uma enchente que atingiu nesta quarta-feira (26) o norte do Nepal, enquanto outras centenas estão desaparecidas.
De acordo com informações da agência EFE, o ministro das Relações Exteriores do país asiático, Shishir Khanal, atribuiu preliminarmente a um terremoto a enchente ocorrida perto da fronteira com o Tibete (China), ao apontar que o sismo teria provocado um grande deslizamento de terra que bloqueou o leito do rio Bhote Koshi.
“Um terremoto ocorreu às 8h37 de hoje (horário local, 23h52 de terça-feira de Brasília) e, devido a isso, aconteceu um grande deslizamento de terra que bloqueou o rio, o que parece ter causado a inundação”, disse Khanal durante uma reunião na Câmara dos Representantes na capital nepalesa, Katmandu, segundo informou o veículo local Ratopati.
A massa de água chegou por volta das 9h15 (0h30 de Brasília) ao rio Bhote Koshi, vinda da zona tibetana, e atingiu com especial força as localidades de Timure, Rasuwagadhi e Syabrubesi, segundo fontes oficiais.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou nesse horário um sismo de magnitude 4,4, com epicentro cerca de 77 quilômetros a noroeste da localidade nepalesa de Kodari e a uma profundidade de 10 quilômetros.
As autoridades afirmaram que o número de mortos deve aumentar nas próximas horas, conforme avançam as operações de busca e resgate. No Tibete, também houve danos, com um deslizamento de terra atingindo o porto de Gyirong, e o ditador Xi Jinping pediu esforços de busca “totais”.
Segundo o Conselho de Turismo do Nepal (NTB), pelo menos 384 viajantes estão desaparecidos após a enxurrada no distrito de Rasuwa, na província de Bagmati.
Entre eles, há 93 cidadãos nepaleses e 291 estrangeiros – indianos, malaios, britânicos, sul-africanos, americanos, um australiano e um holandês -, de acordo com uma contagem elaborada a partir de dados de diferentes agências de viagens.
VEJA TAMBÉM:
EUA retomam bombardeios contra barcos do narcotráfico enquanto preparam ações por terra
Zelensky condecora Musk em meio a disputa com ex-aliado sobre Starlink
EUA têm maior número de mortes por sarampo em 30 anos
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Ações de Dino contra rivais no Maranhão fazem sua atuação no STF ser questionada
Mendonça chama STF de “ápice do poder” e relata “muita infelicidade” na Corte
O novo ataque de Moraes à liberdade de expressão na internet
Lula ou Jair Bolsonaro: quem passaria a faixa presidencial para Flávio se ele for eleito?
Tudo sobre:
Ásia
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Mundo


