Um novo movimento político nos EUA
Um grupo formado por membros da direita dos Estados Unidos que deixaram de apoiar o presidente Donald Trump começou a articular a criação de um novo movimento político no país e já discute a possibilidade de transformá-lo em um novo partido, para competir contra os republicanos e democratas nas eleições locais.
A iniciativa reúne figuras que até pouco tempo atrás eram grandes aliados de Trump, entre eles o jornalista Tucker Carlson, a ex-deputada republicana Marjorie Taylor Greene, o deputado republicano Thomas Massie e Joe Kent, ex-diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo dos EUA neste segundo mandato de Trump.
O rompimento com Trump
Carlson, Greene, Massie e Kent passaram a acusar o presidente Trump de ter abandonado compromissos assumidos com a base conservadora durante a eleição presidencial de 2024. Uma das principais divergências envolve a política externa dos Estados Unidos e, especialmente, a guerra contra o Irã.
Todos os integrantes do grupo defendem que os Estados Unidos tenham uma política externa baseada na redução da participação americana em conflitos internacionais. Eles afirmam que Trump prometeu, durante a campanha presidencial de 2024, evitar novas guerras e reduzir o envolvimento político e militar dos Estados Unidos no exterior.
Um novo partido poderia prejudicar os republicanos
Mesmo que um eventual terceiro partido tenha dificuldades para disputar diretamente a Casa Branca, a articulação preocupa parte dos aliados de Trump pelo potencial de dividir o eleitorado conservador.
Uma candidatura liderada por uma personalidade conhecida nacionalmente pela direita dos EUA, como Carlson, poderia disputar votos com o candidato republicano em estados pêndulos, que são decisivos para eleger o novo presidente.
A Casa Branca critica o novo movimento, com o porta-voz Davis Ingle afirmando que Trump continua sendo o “líder inequívoco do Partido Republicano” e classificando os integrantes do “America First” como “dissidentes que superestimam sua própria influência”.
Fonte: Gazeta Mundo


