Posse e Promessas
Abelardo De la Espriella, líder de direita, tomou posse como novo presidente da Colômbia na cidade de Cali, prometendo recuperar a ordem e a autoridade, ampliar as liberdades e lançar uma ofensiva contra organizações criminosas e grupos ligados ao narcotráfico.
De la Espriella afirmou que seu governo inicia um novo ciclo político no país e disse que pretende governar para todos os colombianos, inclusive para aqueles que não votaram nele. Ele também destacou que não há espaço para a intransigência e que seu governo buscará unir o país.
Combate ao Crime
O presidente deu ordem imediata às Forças Militares para combater todas as estruturas criminosas vinculadas ao narcotráfico na Colômbia e afirmou que os grupos armados terão duas opções a partir de agora: se submeter à lei ou enfrentar a força do Estado colombiano.
Além disso, De la Espriella anunciou que nas próximas horas, o governo divulgará os nomes dos grupos criminosos que serão oficialmente classificados como terroristas e que deverão ser combatidos pelas Forças Armadas. Ele também prometeu a construção de grandes complexos penitenciários para receber criminosos que serão capturados durante sua ofensiva contra o crime.
Erradicação da Coca
De la Espriella também afirmou que uma das prioridades de sua gestão será a erradicação do cultivo de coca. Segundo ele, o governo pretende abandonar a estratégia adotada durante o governo do esquerdista Gustavo Petro e intensificar a retirada dessas plantações, que classificou como combustível para o narcoterrorismo.
O presidente disse que, para erradicar a coca, serão utilizados herbicidas que, segundo ele, não prejudiquem o meio ambiente nem a população. De la Espriella também afirmou que seu governo pretende revisar leis que considere excessivamente brandas no combate ao crime, embora tenha ressaltado que as medidas serão adotadas dentro da legislação colombiana.
Cerimônia de Posse
A cerimônia de posse de De la Espriella ocorreu na Arena da Universidade Santiago de Cali, e contou com a presença de autoridades e delegações estrangeiras. Entre os convidados estavam os presidentes Javier Milei, da Argentina, Santiago Peña, do Paraguai, José Raúl Mulino, do Panamá, e Nasry Asfura, de Honduras, além do rei Felipe VI, da Espanha, e representantes de diversos outros países.
Fonte: Gazeta Mundo


