Declaração de Tarcísio de Freitas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que confia nas urnas eletrônicas e defendeu que é preciso evitar uma discussão que “não leva a lugar nenhum”. A declaração ocorre após o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PL à Presidência, questionar a segurança das urnas em um evento com diplomatas.
“Olha, eu confio nas urnas. Até porque, se não confiasse, eu não estaria disputando eleição. Foram as urnas que me trouxeram aqui. Então, eu sigo acreditando”, disse Tarcísio durante o evento de 25 anos da BandNews TV, na capital paulista.
Reação ao discurso de Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro deu a entender que “muitas” urnas eletrônicas usadas no Brasil “têm a mesma origem” das produzidas pela empresa venezuelana Smartmatic, informação desmentida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em diversas ocasiões.
A equipe responsável pela pré-campanha de Flávio divulgou uma nota oficial, na qual o senador nega que tenha questionado a segurança do sistema de votação eletrônico brasileiro. “Não é verdade que o pré-candidato Flávio Bolsonaro tenha questionado a integridade do sistema de votações no Brasil”, diz o comunicado.
Posição do TSE
Nesta quarta-feira (22), a Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV, acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o senador pelas declarações. Em uma série de notas oficiais ao longo dos últimos anos, a Corte eleitoral reforçou que a empresa venezuelana Smartmatic não fornece urnas eletrônicas ou softwares para as eleições brasileiras.
“Dessa forma, o TSE reitera que a empresa Smartmatic não forneceu nem fornece urnas eletrônicas para as eleições brasileiras, tampouco trabalhou na programação desses aparelhos. A empresa atuou apenas no treinamento de profissionais que prestaram suporte técnico e operacional para as urnas brasileiras”, enfatizou o Tribunal.
Fonte: Gazeta Política


