PolíticaMotta articula acordo entre governo e FPA sobre renegociação de dívidas rurais

Motta articula acordo entre governo e FPA sobre renegociação de dívidas rurais

Receba notícias por e-mail

Eleições 2026

Alexandre Garcia

Por Ana Carolina Curvello

Por Ana Carolina Curvello

01/07/2026 às 16:54

01/07/2026 às 16:54

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quarta-feira (1º) que articulou uma reunião entre a equipe econômica do governo federal e a Frente Parlamentar da Agropecuária para buscar um acordo sobre o projeto que prevê a renegociação das dívidas de produtores rurais atingidos por eventos climáticos extremos.

O encontro está marcado para a próxima terça-feira (7) e, segundo Motta, tem como objetivo construir um consenso em torno do Projeto de Lei 5.122/2023, uma das principais pautas defendidas pela FPA. A intenção é viabilizar a votação da proposta sem comprometer a responsabilidade fiscal.

O anúncio foi feito após reunião entre o presidente da Câmara, o ministro interino da Fazenda, Dario Durigan, e o líder do governo na Câmara, Paulo Pimenta (PT-RS). Além da renegociação das dívidas rurais, eles discutiram um projeto relacionado ao setor de combustíveis.

Projeto aguarda votação no plenário

O PL 5.122/2023 autoriza a renegociação de débitos de produtores rurais que sofreram perdas provocadas por eventos climáticos extremos. O texto já está pronto para ser analisado pelo Plenário da Câmara.

A proposta ganhou força após o lançamento do Plano Safra 2026/2027. Na ocasião, a FPA criticou as medidas anunciadas pelo governo e voltou a defender a aprovação do projeto como forma de garantir crédito e dar condições para que produtores endividados possam continuar investindo na atividade.

Em nota divulgada nesta semana, a bancada do agro afirmou que continuará atuando no Congresso para acelerar a votação da proposta.

Combustíveis também entram na negociação

Durante a reunião, Hugo Motta informou ainda que o governo assumiu o compromisso de revisar, nos próximos dias, a política de subvenção da gasolina. Segundo o presidente da Câmara, o objetivo é manter uma diferença de preços que preserve a competitividade do etanol.

Até o momento, o governo não detalhou quais alterações pretende fazer nem informou quando o projeto relacionado aos combustíveis deverá ser encaminhado para análise dos deputados.

VEJA TAMBÉM:

Caso Master ameaça mandato de Hugo Motta, mas rede de proteção pode impedir cassação

Por que a CPI do Master está travada no Congresso Nacional?

Quem é o novo aliado de Lula para barrar pautas da direita na Câmara?

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

EUA anunciam sanções a brasileiros e empresas por supostos vínculos com o PCC

Gazeta Agora: justiça italiana expõe mais uma vez a tirania de Alexandre de Moraes; assista

O que muda no PL com a saída de Michelle Bolsonaro da presidência do PL Mulher

Como o STF fez o teto salarial de R$ 46 mil virar piso para juízes e promotores com penduricalhos

Tudo sobre:

Câmara dos Deputados

Congresso Nacional

Governo Federal

Hugo Motta

Partido dos Trabalhadores (PT)

Partido Liberal (PL)

votação

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva fraca
26 ° C
26 °
26 °
78%
3.1m/s
20%
sex
26 °
sáb
34 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
32 °