InternacionalJustiça do Peru anula condenação de ex-presidente Ollanta Humala por corrupção

Justiça do Peru anula condenação de ex-presidente Ollanta Humala por corrupção

Caso Odebrecht

O Tribunal Constitucional do Peru anulou a condenação do ex-presidente peruano Ollanta Humala por supostas contribuições fraudulentas para sua campanha eleitoral. Ele poderá ser libertado nos próximos dias, de acordo com uma decisão publicada em Lima.

A corte peruana decidiu a favor do pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Humala, considerando que os princípios da legalidade e da tipicidade relacionados ao direito à liberdade individual foram violados.

Investigação e condenação

O casal foi acusado de receber recursos da Odebrecht e do regime de Hugo Chávez, na Venezuela, para financiar campanhas presidenciais em 2006 e 2011. Segundo a denúncia, os dois teriam desviado quase US$ 200 mil enviados pelo ditador Chávez, por meio de uma empresa daquele país.

O Tribunal Constitucional ratificou que contribuições irregulares para campanhas eleitorais não podem ser classificadas como tal crime e, portanto, anulou a investigação contra Humala e a direção de seu então partido governista, o Partido Nacionalista Peruano.

Consequências e contexto

A Odebrecht reconheceu em 2016 que pagou dezenas de milhões de dólares em subornos e doações eleitorais ilegais no Peru desde o começo dos anos 2000. A decisão do Tribunal Constitucional do Peru pode ter implicações significativas para a política e a justiça no país.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens quebradas
22 ° C
22 °
22 °
94%
2.1m/s
75%
sex
27 °
sáb
34 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
30 °