EconomiaGalípolo sinaliza que BC deve manter juros altos para conter inflação

Galípolo sinaliza que BC deve manter juros altos para conter inflação

Política Monetária

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, sinalizou que a política monetária deve seguir pautada por uma taxa de juros maior. De acordo com ele, a manutenção do rigor está baseada nas previsões do mercado acerca de como estará a inflação no final do ano.

Galípolo afirmou durante um evento da Expert XP realizado em São Paulo que “isso é uma preocupação adicional que nos recomenda permanecer com uma taxa de juros num patamar restritivo por um período mais longo. […] A gente vai seguir acompanhando os dados com a convicção de que o cenário atual demanda a taxa de juros em patamar restritivo”.

Taxa Básica de Juros

A taxa básica de juros (Selic) é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Após um ciclo de sete meses consecutivos em 15% ao ano, o colegiado decidiu afrouxar o indicador, mas não como o mercado esperava: em março de 2026, a taxa básica foi a 14,75%. No mês seguinte, mais uma redução, para 14,50%. Atualmente, a Selic está fixada em 14,25% ao ano.

Previsões e Metas

A meta do governo é de que a inflação ao final de 2026 esteja em 3%, mas há um intervalo de tolerância que admite de 1,5% a 4,5%. O Boletim Focus, porém, projeta o estouro da meta, com inflação em 5%.

De acordo com Galípolo, “aqui no Brasil […] a gente precisa de uma dose de remédio muito mais elevada do que os nossos pares, mas o efeito é esse: a gente vai seguir acompanhando os dados com a convicção de que o cenário atual demanda a taxa de juros em patamar restritivo”.

Fonte: Gazeta Economia

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens dispersas
28 ° C
28 °
28 °
57%
3.1m/s
40%
qui
31 °
sex
27 °
sáb
32 °
dom
30 °
seg
29 °