Por Isabella de Paula
Por Isabella de Paula
06/07/2026 às 22:56
06/07/2026 às 22:56
Dê de presente
Prefira a Gazeta no Google
Ouça este conteúdo
Autoridades dos EUA afirmaram ao portal Axios nesta segunda-feira (6) que o regime do Irã autorizou novos ataques a navios comerciais que transitavam pelo Estreito de Ormuz, colocando em xeque o memorando de entendimento alcançado entre os países no mês passado.
A agência marítima britânica UKMTO anunciou mais cedo que recebeu um relatório de um navio-tanque que navegava próximo à costa de Omã, quando foi atingido por um projétil desconhecido, causando um incêndio.
Uma fonte americana também afirmou que outro navio comercial teria sido atingido por um míssil iraniano nesta segunda-feira. Ambas as embarcações sofreram danos significativos, segundo o oficial, que falou sob condição de anonimato.
Os novos ataques ocorrem após uma rodada de negociações indiretas entre EUA e Irã em Doha, na semana passada, que não resultou em avanços nas negociações.
Os países concordaram no último dia 17 com um memorando de entendimento que estabeleceu um prazo de 60 dias para discutir uma possível conclusão da guerra em meio a um cessar-fogo.
Uma próxima rodada de negociações técnicas entre os EUA e Irã está agendada para acontecer no próximo sábado (11), segundo informações da imprensa paquistanesa, citando fontes diplomáticas. De acordo com o jornal Dawn, há dois locais possíveis para as negociações técnicas: Islamabad e o resort de Bürgenstock, na Suíça.
Em junho, os EUA retomaram temporiamente os ataques contra o o território iraniano em resposta a uma onda de bombardeios contra navios no Estreito de Ormuz.
VEJA TAMBÉM:
Trump ameaça “terminar o serviço” no Irã: como estão as negociações para o fim da guerra
Imagem de Trump é apedrejada e radicais pedem sua morte durante funeral de Khamenei
Sucessor de Ali Khamenei não vai ao funeral do próprio pai, no Irã
Deixe sua opinião
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Por que 6 em 10 empresas brasileiras fecham as portas antes de chegar ao quinto ano
Juros altos têm tudo a ver com gasto público desenfreado
Patrimônio de idosos está cada vez mais na mira de golpistas e familiares
Deputada do PSOL quer usar Lei da Ficha Limpa para barrar “homofóbicos”
Tudo sobre:
EUA – Estados Unidos
Irã
Oriente Médio
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Fonte: Gazeta Mundo


