PolíticaAs pessoas já perceberam que votar em Flávio é eleger Lula, diz...

As pessoas já perceberam que votar em Flávio é eleger Lula, diz Caiado em evento em Curitiba

Pesquisa Eleitoral

Eleições em São Paulo

Eleições no Paraná

Por Por Filipe Albuquerque – Especial para a Gazeta do Povo

Por Por Filipe Albuquerque – Especial para a Gazeta do Povo

15/07/2026 às 21:39

15/07/2026 às 21:39

Dê de presente

Prefira a Gazeta no Google

Ouça este conteúdo

O pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, Ronaldo Caiado, disse nesta quarta-feira (15) que é o único capaz de vencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um possível segundo turno nas eleições deste ano.

“As pessoas já viram que se votarem no Flávio [Bolsonaro], elegem o Lula, porque no segundo turno ele não ganha. Então as pessoas já viram que o único que vai bater o Lula no segundo turno é Ronaldo Caiado”, disse a jornalistas.

O ex-governador de Goiás participou na noite desta quarta do evento Reflexões e Propostas, organizado pelo Movimento Pró-Paraná (MPP) em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), realizado na sede da associação, no centro de Curitiba.

Para ele, o número de indecisos reforça a confiança de que há espaço para que sua candidatura cresça e o leve ao segundo turno das eleições presidenciais.

A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta mostra que, em um possível segundo turno, Lula (PT) tem 45% das intenções de voto, contra 37% de Flávio Bolsonaro (PL). Já em cenário simulado contra Caiado, Lula mantém o mesmo percentual e o pré-candidato do PSD chega a 36%; em maio, ele aparecia com 35%.

Nas intenções de voto para o primeiro turno, Lula aparece com 40%, contra 28% de Flávio Bolsonaro. Ronaldo Caiado subiu de 3% para 4%. Renan Santos (Missão) segue com 3% e Zema (Novo), com 2%.

Ainda segundo a pesquisa, faltando pouco mais de dois meses para o 1º turno, 35% dos entrevistados afirmaram que ainda podem mudar de ideia; já 65% disseram que a opção é definitiva.

Metodologia: A pesquisa Quaest entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 10 e 13 de julho. O levantamento foi contratado pelo Banco Genial S.A. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Registro no TSE nº BR-07181/2026.

Caiado aproveitou o evento e comemorou o apoio do governador Ratinho Júnior, do mesmo partido. “Recebo o apoio do governador mais bem avaliado do Brasil. Isso tem um simbolismo muito forte para a minha campanha a declaração de apoio que recebo hoje”, disse.

VEJA TAMBÉM:

Os números da nova pesquisa Genial/Quaest para presidente

Apoiadores “raiz” de Bolsonaro estão se candidatando por partidos do Centrão

Caiado afirma que proibição de visitas a Bolsonaro é tema “acessório”

Perguntado sobre a proibição imposta pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, a Flávio Bolsonaro de visitar o pai após a divulgação da Carta aos Brasileiros, Caiado disse que o Brasil precisa “discutir coisas sérias”.

“Pode ir lá visitar quantas vezes quiser, isso não interfere no processo eleitoral. Deixa dar liberdade para ele escrever quantas cartas desejar, isso não pode alterar em nada, temos que discutir conteúdo. Temos que discutir hoje a penalização que os Estados Unidos fizeram ao Brasil. Esse é o tema relevante. Esse negócio do Alexandre de Moraes é acessório”.

Ele se referia ao prazo definido para que o USTR, o Escritório da Representação Comercial dos EUA, estabeleça uma nova taxação de 25% sobre as exportações para os Estados Unidos.

Pré-candidato recebeu propostas do agro paranaense

Pela manhã, Caiado esteve no Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), onde recebeu um documento com propostas prioritárias para a agropecuária paranaense e brasileira.

De acordo com a entidade, o material elaborado a partir de demandas apresentadas por produtores e sindicatos rurais do Estado reúne sugestões para o fortalecimento e crescimento do setor.

O documento deve servir de subsídio para a elaboração do plano de governo de Caiado. A entidade ainda prepara material semelhante sobre as demandas e temas de interesse paranaenses, que será entregue aos candidatos ao governo estadual.

VEJA TAMBÉM:

Pesquisa diz que Flávio perdeu intenção de voto entre independentes e até na direita

Flávio lança dúvida sobre legitimidade de foto com capanga de Vorcaro

Deixe sua opinião

Encontrou algo errado na matéria?

Comunique erros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

De café a ferro-gusa: EUA definem exceções no novo tarifaço sobre produtos brasileiros

Marco Rubio acusa Lula de colocar “ego” acima dos brasileiros

PGR e PF descartam novas negociações para delação de Daniel Vorcaro

MP de Lula atravessa debate sobre exames para avaliar formação médica

Tudo sobre:

Agropecuária

Alexandre de Moraes

Curitiba

EUA – Estados Unidos

FAEP

Flávio Bolsonaro

Lula

PSD

Quaest

Ronaldo Caiado

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Fonte: Gazeta Política

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
chuva fraca
22 ° C
22 °
22 °
94%
3.1m/s
40%
sex
27 °
sáb
34 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
30 °