Terremotos na Venezuela
O chefe do Parlamento da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que o número de mortos nos terremotos que atingiram o país na última quarta-feira (24) subiu para 1.719. Além disso, 5.034 pessoas ficaram feridas e 15.866 estão desabrigadas.
Danos e resgate
Os terremotos, com magnitudes de 7,2 e 7,5, atingiram principalmente a zona costeira ao norte da Venezuela. Rodríguez afirmou que mais de 22,6 mil pessoas já receberam atendimento nas áreas devastadas. O país registrou 611 eventos sísmicos desde os terremotos, incluindo uma réplica de magnitude 4,2 na manhã de segunda-feira (29), que não causou danos ou feridos.
Situação em La Guaira
A região de La Guaira, onde o regime chavista declarou área de desastre e estabeleceu controle militar, concentra parte dos maiores danos provocados pelos tremores. Prédios foram destruídos, moradores estão fora de casa e equipes de resgate ainda atuam entre os escombros. A Organização das Nações Unidas estima que o número de desaparecidos possa chegar a 50 mil.
Além da destruição, moradores de La Guaira relatam demora na ajuda vinda do regime e dificuldades nas operações de resgate. A população local afirma que parte importante das buscas tem sido realizada por voluntários e representantes de organizações internacionais. A tragédia também tem sido agravada por relatos de saques em comércios de La Guaira.
Fonte: Gazeta Mundo


