Condenação do ex-ministro
O Supremo Tribunal da Espanha condenou o ex-ministro dos Transportes, José Luis Ábalos, a 24 anos e três meses de prisão por irregularidades na compra de máscaras durante a pandemia e por contratações irregulares em empresas públicas.
Ábalos foi julgado junto com seu ex-assessor, Koldo García, e o comissionista Víctor de Aldama, em um caso por supostas comissões ilegais em contratos de compras de máscaras durante a pandemia de Covid-19.
Penas impostas
Os sete magistrados impuseram uma pena de 19 anos de prisão para o ex-assessor Koldo García, enquanto o comissionista Víctor de Aldama foi condenado a quatro anos e meio de prisão.
No entanto, a pena de Aldama foi suspensa com a condição de que não cometa outro crime, apresente um relatório semestral de atividades e cumpra um ano de trabalhos prestados à comunidade.
Impacto político
A condenação de Ábalos aumenta a pressão sobre o premiê socialista, Pedro Sánchez, que vê várias pessoas do seu entorno pessoal e político serem acusadas de corrupção.
Além disso, a esposa do premiê, Begoña Gómez, será julgada por acusações de tráfico de influência, e o ex-primeiro-ministro socialista José Luis Rodríguez Zapatero se tornou alvo de investigações criminais este ano.
Fonte: Gazeta Mundo


