InternacionalPetro acusa Trump de interferir na eleição presidencial da Colômbia

Petro acusa Trump de interferir na eleição presidencial da Colômbia

Acusação de Interferência

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de interferir na campanha presidencial colombiana. A acusação foi feita após Trump reiterar apoio ao candidato de direita Abelardo de la Espriella, que disputará o segundo turno presidencial contra o esquerdista Iván Cepeda em 21 de junho.

Petro afirmou que qualquer tentativa de influência externa nas eleições violaria a Constituição colombiana. Segundo ele, a legislação do país proíbe apoio e financiamento estrangeiro em campanhas eleitorais, além de criminalizar o uso de recursos vindos de fora para tentar modificar a opinião pública.

Reação de Trump

A reação ocorreu horas depois de Trump apoiar publicamente De la Espriella. O presidente americano afirmou que o resultado da eleição será “crucial” para o futuro da Colômbia e para a relação com os Estados Unidos, e disse que, caso De la Espriella vença, Bogotá terá “o apoio e a força total” de Washington.

Trump também parabenizou De la Espriella pela vitória no primeiro turno, em 31 de maio, e o chamou de “inteligente, forte e tenaz”. Já Iván Cepeda foi classificado pelo republicano como um “marxista de esquerda radical”.

Fonte: Gazeta Mundo

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nublado
23 ° C
23 °
23 °
94%
0.5m/s
100%
sáb
36 °
dom
29 °
seg
31 °
ter
34 °
qua
36 °