Condenação de Eduardo Bolsonaro
No programa Última Análise, os convidados discutiram a condenação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro a quatro anos e dois meses de reclusão por coação no curso do processo. A decisão foi tomada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Eduardo teria usado redes sociais e entrevistas para intimidar ministros do Judiciário e tentar interferir em investigações em andamento, como as relacionadas aos atos de 8/1.
Reações e Análises
O escritor Francisco Escorsim criticou a decisão, afirmando que o ministro Alexandre de Moraes age de forma arbitrária. Já a advogada Fabiana Barroso ressaltou que a sequência dos fatos não corrobora a versão apresentada por Moraes, pois Eduardo Bolsonaro saiu do Brasil antes da PGR apresentar a denúncia.
Colisão no STF
Além disso, o ministro André Mendonça se posicionou contra os desmandos do decano Gilmar Mendes, indicando uma possível rota de colisão irreversível no STF. Mendonça fez uma diferenciação entre a integridade da investigação do Banco Master e supostos equívocos da Operação Lava Jato.
A advogada Fabiana Barroso elogiou a postura de Mendonça, afirmando que ele comprou a briga e devolveu a honra da Polícia Federal. O ex-juiz de Direito Adriano Soares da Costa também avaliou a decisão, ressaltando que o erro de Gilmar Mendes foi basear seu voto nos supostos excessos da Lava Jato, que não tem relação com a investigação do Banco Master.
Fonte: Gazeta Política


