NacionalMinistério da Saúde orienta municípios a armazenar vacinas contra dengue do Butantan

Ministério da Saúde orienta municípios a armazenar vacinas contra dengue do Butantan

Suspensão da vacinação

O Ministério da Saúde recomendou que as secretarias municipais de saúde armazenem as vacinas contra a dengue produzidas pelo Instituto Butantan até que sejam dadas novas orientações. A decisão foi tomada após a suspensão temporária da aplicação da vacina devido a dois óbitos e 40 intercorrências com suspeita de associação ao imunizante.

Motivos da suspensão

De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a suspensão foi necessária para investigar os casos de óbitos e intercorrências. Ele destacou que os 42 casos correspondem a 0,008% das 500 mil doses aplicadas até o dia 30 de maio.

Orientações para os municípios

Gatti orientou os municípios a colocar as vacinas em reserva dentro da rede de frio e não distribuir mais doses até que o Ministério da Saúde decida se a suspensão será ou não definitiva. Além disso, os municípios devem guardar as vacinas que já estão em estoque.

Investigação em andamento

Ainda não foi confirmado se a vacinação foi a causa dos incidentes. O Ministério da Saúde pediu que as pessoas que já se vacinaram observem seu estado de saúde por 21 dias e procurem atendimento médico caso apresentem sintomas como febre, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramentos, tontura, sonolência excessiva, sinais de desidratação ou piora geral.

Fonte: Gazeta Brasil

DestaquesNo ZUG!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Ipatinga
nuvens dispersas
28 ° C
28 °
28 °
57%
3.1m/s
40%
qui
31 °
sex
27 °
sáb
32 °
dom
30 °
seg
29 °