Líder do partido Chega faz apelo ao governo
O líder do partido Chega, André Ventura, publicou um vídeo nas redes sociais apelando ao governo de Portugal para que classifique o Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.
O pedido surge dias depois dos EUA incluírem as facções brasileiras na lista de Organizações Terroristas Estrangeiras.
Posição do governo português
Segundo o ministro da Segurança Interna de Portugal, Luís Neves, a decisão dos EUA de classificar o PCC e o CV como organizações terroristas não deve ser compartilhada por Portugal nem pela União Europeia.
Neves afirma que há uma distinção conceitual entre crime organizado e terrorismo, e que Portugal não irá seguir na mesma linha de Washington por ora.
Motivação do pedido
André Ventura menciona como formas de operação desses grupos em Portugal a lavagem de dinheiro e homicídios rápidos, e afirma que o atual governo ignora os crimes cometidos pelo PCC e CV no país.
Ele cita os EUA e países que fazem fronteira com o Brasil como exemplos a serem seguidos por designarem as facções como terroristas recentemente.
Fonte: Gazeta Mundo


